Cerca de R$ 3,6 milhões poderão ser arrecadados anualmente após a implantação do novo sistema de estacionamento rotativo em Ipatinga, que, segundo informações da Prefeitura, deverá ser operado por meio de um aplicativo de celular. A previsão inicial é que 1,7 mil vagas estejam disponíveis em toda a área central da cidade, podem chegar a 3 mil quando o sistema for expandido para bairros como o Horto, Canaã e Cidade Nobre.
O novo sistema de estacionamento rotativo será online e em tempo real. O usuário irá baixar um aplicativo no celular por meio das lojas virtuais, fazer um cadastro e por meio dele adquirir créditos referentes aos valores. O ticket custará R$ 2 a hora. Quem não tiver acesso a celular pode comprar os créditos em lojas credenciadas. Nos dois modelos, é emitido um comprovante de pagamento. Todo o processo será controlado e fiscalizado pela empresa vencedora, que deverá contratar monitores para supervisionar o serviço prestado.
Atentas ao novo filão, 15 empresas já apresentaram interesse em concorrer no processo licitatório a ser aberto para a contratação da operadora, que terá um contrato de 10 anos, podendo chegar a 20. A previsão da administração pública é que o sistema esteja em funcionamento ainda este ano. O valor arrecadado vai direto para o Fundo Municipal de Trânsito, para aplicação em ações educativas de trânsito, pinturas de vias e modernização de semáforos.