No último fim de semana do mês de outubro (27, 28 e 29), na sede da Fiemg-Regional Vale do Aço, foi promovido pelo Sebrae em parceira com a própria Regional, o 1ºHackathon Indústria Vale do Aço com o tema “Em busca de soluções tecnológicas para os desafios da indústria local”. Este evento foi um marco importante para a evolução da região para se tornar referência em soluções tecnológicas e pode ser explicado como um desafio no estilo ”maratona de ideias” onde participantes trabalham em equipes para criar soluções para diferentes problemas e desafios. Cada uma das 3 industrias participantes (Usiminas, Cenibra e Vale) apresentaram 2 problemas (desafios) cujas soluções as empresas procuravam por inovações. “Aqui, em Ipatinga foi a oportunidade de mentes brilhantes e desconhecidas mostrarem para grandes corporações aquilo que são capazes: resolver problemas complexos com enorme criatividade e inovação tecnológica, afirmou Fabrício Fernandes, Gerente Regional do Sebrae.
A maratona
Foram 3 dias, mais de 100 envolvidos entre participantes, industrias, mentores, facilitadores, voluntários e apoiadores. Quem esteve presente, teve a experiência de vivenciar um ambiente com pessoas apaixonadas por ideias, dedicadas, qualificadas, mas acima de tudo com espírito de equipe, sede de novos conhecimentos, desafios e empreendedorismo.
Durante a realização, as 9 equipes foram formadas e se dividiram entre os 6 problemas apresentados pelas indústrias e, ao fim de 72 horas de intenso trabalho, construção de novas idéias surgiram. No início da tarde de domingo os resultados de cada equipe foram apresentados, e cada indústria elegeu através de uma comissão, uma equipe que desenvolveu o melhor trabalho dentre os seus problemas. As três equipes escolhidas participarão gratuitamente do Programa Agita Vale do Aço de Pré-Aceleração (http://agita.escoladosebrae.com.br/vale-do-aco/).
Vencedores
Desafios Cenibra
A equipe FastLaw propôs consultoria para acompanhar as datas e mudanças na Legislação Federal, Estadual e Municipal que impactam a Cenibra e comunicar a empresa de entendimentos que a afetam.
Desafios Vale
A equipe Uaibreak – apresentou solução para problemas em vagões com válvulas de freio diferentes durante a movimentação do trem.
Desafios Usiminas
A equipe UsiVox propôs a tecnologia de reconhecimento de Voz para aumentar a produtividade do inspetor de qualidade da linha de laminação a frio.
Avaliação dos resultados
João Marinheiro, empreendedor, um dos diretores da startup Virturian, e responsável em conduzir o processo do evento e aplicar a metodologia, destacou o fortalecimento do Ecossistema Empreendedor do Vale do Aço, apelidado de Comunidade Compartilhar, que conseguiu, junto ao Sebrae Minas e com o apoio do SESI SENAI FIEMG e Governo, conectar grandes indústrias locais com potenciais empreendedores da região.