Teve início nesta quinta-feira (26) em Timóteo o projeto “Brincando, fazendo e aprendendo” (foto), promovido pelo Oikós, o centro de educação ambiental da Fundação Aperam Acesita. De acordo com os organizadores, a programação vai oferecer atividades de lazer e cultura associadas às questões ambientais, aberta para toda a família; a entrada é gratuita.
Dentre as atividades programadas, estão oficinas de origami, brinquedos de papel e cartões tridimensionais, gincanas, exposições, pintura no rosto, modelagem de balão, além de trilha ecológica, esportes de aventuras, como a tirolesa, entre outros.
“O Oikós é uma área de 989 hectares de mata atlântica secundária, então nossa proposta é abrir para o público, para que eles tenham contato com a natureza e dessa forma a gente estimule a conscientização para a preservação do meio ambiente”, afirma a coordenadora de projetos da Fundação Aperam Acesita, Juliana Jácome.
O evento é realizado desde 1995, e já está na sua 27ª edição. A expectativa dos organizadores é que ao longo dos três dias de programação cerca de 10.500 visitantes passem pelo local. “O evento é aberto ao público, para todas as idades, sem necessidade de inscrição, a nossa recomendação é que todos estejam de calçado fechado para que possam chegar e usufruir de todas as atividades, porque, por exemplo, para uma trilha ecológica é necessário estar de calçado fechado”, explica Juliana.
O Oikós, vizinho do Parque Estadual do Rio Doce, funciona na Rua Sargento Fernandes Cândido, sem número, no Bairro Primavera, em Timóteo. O projeto será desenvolvido até o sábado (28), sempre das 9h às 12h e das 13h às 17h.