Toda semana atualizarei esse artigo até completar 7 dicas para melhorar a posição de sua marca no Instagram.
Criado exclusivamente para usuários iOS, o Instagram simplesmente “bombou” dentro da plataforma da maçãzinha, o que fez com que a rede social fosse criada também para usuários Android.
Chamou tanto a atenção, que hoje pertence ao Facebook. Com mais de 1 bilhão de usuários, é o terceiro maior em número de usuários ativos por mês (ranking – DreamGrow) e o segundo maior em número de usuários, por mês, nos EUA (ranking – Statista).
A rede social vem se consolidando a cada dia, principalmente com as últimas notícias sobre outras redes sociais e com a melhoria constante de funções, como a inclusão do shopping e do IGTV.
É uma das ferramentas mais importantes para o Marketing Digital, podendo ser utilizado para promoção das marcas, relacionamento com o cliente e agora, vender diretamente pelo aplicativo.
“Quem não se comunica, se trumbica”.
O famoso bordão do nosso saudoso Chacrinha vale até hoje e continuará valendo no mundo da Comunicação. Se você entendeu a importância do Instagram para o seu negócio, siga as dicas que irei postar aqui, toda semana até chegarmos a 7 dicas.
Quer bombar no Instagram, dando mais visibilidade para sua marca e atraindo mais clientes? Então, receba!
DICA #1 – MELHORE A SUA BIO
Não sabe o que é Bio? Bio vem de Biografia, e se trata de um campo de 150 caracteres para você descrever a sua conta no Instagram. Além de informar o que você faz, é ele quem ligará o perfil da sua marca à sua loja online, site ou outras redes sociais, pois é possível adicionar links.
Siga as dicas abaixo para preencher sua Bio:
- Inclua uma breve descrição profissional do que você ou sua empresa fazem;
- Não seja chato. Utilize palavras que dialoguem com o público em geral;
- Utilize até 3 palavras-chave mais utilizadas por seus concorrentes, com hashtags, assim o seu perfil aparecerá em posições melhores que o deles nas buscas do Google;
- Mencione a principal conquista da sua empresa;
- Faça um link do seu perfil com o site (de preferência) ou com outra rede social da marca;
- Seja objetivo!
DICA #2 – DEFINA SEUS OBJETIVOS
Saber qual será o propósito na rede te ajudará a selecionar conteúdos que agregarão valor à sua marca, por isso é extremamente importante que você tenha em mente qual a finalidade do seu perfil no Instagram para o seu negócio.
Para definir seus objetivos, segue abaixo algumas perguntas que você deve fazer a você mesmo, para chegar à definição:
- O que o Instagram pode oferecer para sua empresa?
- Quem é o seu público alvo?
- Qual o tipo de conteúdo que seus clientes são mais vulneráveis?
- Suas postagens focarão no seu produto ou em sua equipe?
- Qual o tipo de linguagem mais eficiente a ser utilizada?
Quanto mais claro for o seu objetivo, mais impactante será o seu perfil.
DICA #3 – TENHA ESTILO PRÓPRIO
O conteúdo visual será a essência do seu Instagram, desta forma é importante que o seu perfil mantenha uma comunicação coesa.
Ter um estilo definido que dialogue com a cultura da sua marca é uma maneira de garantir que sua estética seja sempre consistente e autêntica.
Para isso, siga os itens abaixo:
- Certifique-se de que as suas publicações estejam de acordo com o guia de identidade visual da sua empresa.
- Determine como será a aplicação do seu logo nas imagens, a paleta de cores e a tipografia, antes de fazer suas postagens.
DICA #4 – CONTEÚDO RICO e DIFERENCIADO
Uma das melhores formas de encontrar pessoas que tenham #nteresse em seu negócio será gerando conteúdo relevante para eles. Por isso é importante avaliar o feedback de suas postagens, assim você saberá o que está dando certo e o caminho que deve seguir.
Veja algumas dicas para criar um conteúdo rico:
- Conteúdo técnico gera mais credibilidade;
- Cases constroem autoridade;
- Conteúdo cotidiano lhe aproxima das pessoas;
- Postagens com rostos humanos geram 35% mais interação;
- Mensagem motivacional possibilita um maior engajamento;
- Aproveite os memes do momento;
- Crie Calls To Action em seus posts;
- Vídeos impactam 2x mais do que fotos.
Use Gatilhos Mentais em suas publicações
Chame atenção com Gatilhos Mentais! Escrever uma boa postagem é fundamental para que você consiga chamar a atenção. Para estimular a emoção e rebater as objeções, será preciso que você aprenda a utilizar os gatilhos mentais.
Veja alguns gatilhos que você pode utilizar:
- Curiosidade;
- Escassez;
- História;
- Reciprocidade.
Gostou? Utilize a área de comentários para enviar sua dúvida ou comentar a publicação.
Até a próxima semana!