A Prefeitura de Coronel Fabriciano liberou o primeiro alvará sanitário após a implantação do SIM – Serviço de Inspeção Municipal, que vai regulamentar o abate de animais e o comércio de produtos de origem animal no município. O primeiro estabelecimento beneficiado foi o Matadouro do Dico, que tem capacidade de abate de 300 bovinos e mil suínos por mês.
Os empresários do setor esperam que em 60 dias estarão trabalhando com a inspeção funcionando. Eles planejam investimentos para aumentar a produção e que o SIM municipal é um passo para conquistar também outros mercados por meio de um consórcio que reúne outras cidades.
O serviço será expandido às feiras para que os pequenos produtores tomem conhecimento e procurem se regularizar. O SIM já está em pleno serviço, graças à capacitação dos servidores e à aquisição do aparelhamento necessário. Produtores que estão na clandestinidade estão sendo orientados a procurar a legalização para que não incorram em penalidades caso sejam autuados pela fiscalização.
O produtor que tiver interesse em regularizar, deve procurar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, que se localiza na galeria do antigo Fabriciano Mall, na rua Dr. Querubim, número 345.