As 10 marcas mais consumidas no país

Em sua sexta edição, o ranking Brasil do Brand Footprint determina quais são as marcas mais escolhidas pelos consumidores no país. Em uma amostra de 11,3 mil lares, que representam a população brasileira, são coletadas semanalmente informações sobre as marcas compradas ao longo do ano, abrangendo as cestas de alimentos, bebidas, lácteos, produtos de higiene pessoal e de limpeza doméstica. No fim do período, a Kantar Worldpanel identifica quantos lares compraram determinada marca, e com que frequência. Essa relação de número de lares compradores com frequência de compras gera um índice chamado CRP (Consumer Reach Points). Os maiores CRP´s encabeçam o ranking Brand Footprint: as marcas mais escolhidas pelos lares brasileiros. O ranking é divulgado a nível global, regional e por país.

“Ao total foram analisadas 239 marcas no Brasil, destas 58% cresceram em volume em 2017 e metade delas ganharam compradores. Esse é um reflexo de um cenário econômico mais positivo, pois vimos que a maior parte das cestas e categorias conseguiu se recuperar no último ano, ainda que lentamente.

Também vemos no país a força das marcas nacionais, pois muitas das marcas que se destacam são locais, e representam 65% do faturamento, em 2015 representava 63%. O que mostra que nos últimos anos essas marcas conseguiram ser mais eficazes em comparação com as marcas globais.” comenta Christine Pereira, Diretora Comercial da Kantar Worldpanel.

O relatório Brand Footprint aponta que a Coca-Cola, Ypê, Colgate, Tang e Italac ficaram no topo do quadro geral – Nissin, Sadia, Soya, Qualy e Vitarella completam o top 10. Em comparação com o ano passado, somente as duas primeiras marcas seguiram nas mesmas posições.

Coca-Cola foi a marca mais escolhida pelos brasileiros no ano passado, mantendo a posição conquistada também nas outras edições desde 2013. A marca Ypê, assim como a Coca-Cola mantém o 2º lugar desde a primeira edição do ranking, graças a sua forte atuação em categorias de alta presença nos lares, como detergente para louça, amaciantes e sabão em pó.

Em 2017, Colgate reconquista a 3ª posição ao subir 1 ponto no ranking. A marca se destaca por ser comprada pelo maior número de lares no mundo, a marca está presente em mais de 60% deles. No Brasil a marca está presente em quase 90% dos domicílios, para termos uma ideia desse alcance, a média das marcas analisadas no estudo no Brasil é de 30%.

Tang se mantém entre as Top5, apesar de perder 1 posição no ranking deste ano. Durante a crise econômica a marca foi destaque, pois não deixou de investir em inovação e realizou vários lançamentos.

Italac entra pela primeira vez entre os Top5. A marca atua no segmento lácteo com leite em pó, leite UHT, creme de leite, leite condensado, manteiga, leite aromatizado, entre outros. Suas categorias possuem grande alcance e estão presentes no dia a dia dos consumidores.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM