ExpoMetal chega a sua 4ª edição com a presença de ícones da indústria pesada e Palestra da jornalista Rita Mundim da CNN Brasil e Rádio Itatiaia7

Rodadas de Negócios da ExpoMetal 2025 contará com 03 dias de atividades e um dia dedicado para receber empresas do setor comercial e prestação de serviços e diversas atrações em sua abertura. 

A Feira Metalmecânica do Vale do Aço, ExpoMetal, promovida pelo Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Vale do Aço, Sindimiva, APL Metalmecânico, FIEMG Vale do Aço, Instituto Euvaldo Lodi, IEL e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE Minas com apoio do Centro Integrado Sesi e Senai Rinaldo Campos Soares será do dia 6 a 9/10 com exposição de produtos e serviços, palestras, workshops e Rodada de Negócios, conectando grandes indústrias da cadeia produtiva regional, em um espaço dinâmico, colaborativo onde diferentes segmentos se unirão para promover troca de experiências e fortalecimento mútuo.

Nessa edição, serão 03 dias para as “Rodadas de Negócios”, sendo o último, reservado para que as principais industriais de médio porte, sobretudo do segmento metalmecânico, participem como “Empresas-Âncoras” e recebam representantes de empresas do segmento comercial e de prestação de serviços do Vale do Aço – “Empresas-ofertantes”. Para isso, está sendo estabelecida parceria com as associações comerciais, Sindcomércio Vale do Aço, clubes de Dirigentes Logistas e entidades empresariais independentes como a Renovaço para a divulgação para seus associados e ou filiados.

Gigantes

No primeiro e segundo dia da Rodada de Negócios, já estão confirmadas empresas reconhecidas pela sua importância e por serem grandes demandantes de serviços de fabricação de caldeiraria, usinagem, estruturas metálicas, fundição, manutenção mecânica e montagem industrial. Usiminas, Aperam, Cenibra, Vale, Bemisa, Gerdau, SMS Group, Granja Bela Vista, Simec, Friesp Alimentos e GSM Mineração/Grupo Avante já estão confirmadas. Finalizando negociações estão Deep Sea do Brasil, Avivar alimentos, Samarco, Vallourec, Aegea, Herculano Mineração e Arcelor Mittal João Monlevade.

Para Renato Gomes de Aquino, vice-presidente do Sindimiva, esse evento integrado a exposição dos estandes tem se demonstrado ao longo das edições como principal atração e trazido grandes empresas tanto para a atuação como “âncoras” quanto “ofertantes”. “Nesta edição, estamos propiciando mais eloquência no sentido do conceito de imersão de negócios acrescentando mais um dia de Rodada de Negócios e implementando layout de exposição dos estandes próximos ao salão onde os encontros serão realizados. É um pedido dos expositores que estiveram presentes no ano anterior que estamos atendendo e acreditamos que potencializará mais negócios com essa proximidade física entre os dois ambientes”, observa o dirigente setorial.

Principais empresas de médio porte

Concessionária Nova 381 poderá estar engtre as empresas que recebereão ofertantes de produtos e serviços na Rodada de Negócios
Concessionária Nova 381 poderá estar engtre as empresas que recebereão ofertantes de produtos e serviços na Rodada de Negócios

No 3º dia, 09/10, o evento será dedicado a receber as empresas do segmento comercial e de prestação de serviços do Vale do Aço. Para tanto estão confirmadas como “empresas-âncoras”

A Emalto Indústria Mecânica, a Cipalam-Soluções em Aço, a HC Caldeiraria. Em fase de confirmação, a Lumar Metals, Sankyu, Tecnofire e Paladar. Outra presença importante a ser confirmada nos próximos dias é da concessionária Nova 381 que possui uma demanda de amplo leque de produtos e serviços.

Rita Mundim

Rita Mundim, jornalista, economista e Comentarista da Rádio Itatiaia e CNN Brasil, é presença confirmada na abertura da 4ª edição da ExpoMetal, dia 06/10, às 19h, no auditório da FIEMG, em Ipatinga. Especialista em Mercado de Capitais, Rita ministrará a palestra: Cenário Econômico – O Brasil, a Crise e as Oportunidades.

Para o Presidente da FIEMG Vale do Aço e Presidente do Sindimiva, João Batista Alves, o cenário com a elevação da taxa de juros e as tarifas de importação devem gerar maior dificuldade para o setor industrial. “A escolha da Rita foi justamente para contextualizar esse cenário e vislumbrarmos oportunidades em meio aos desafios. Já as rodadas de negócios, como nas últimas edições, segue sendo uma grande oportunidade para nossa cadeia produtiva. Ano passado movimentamos um total de R$ 336 milhões de negócios e este ano teremos grandes indústrias conosco como a Usiminas, Aperam, Cenibra, Vale, Bemisa, Gerdau, SMS Group, Granja Bela Vista, Simec, Deep Sea, Cipalam, Emalto, Friesp e Avivar Alimentos, dentre outras”, destacou.

 Para a abertura do evento são aguardadas ainda a presença do Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, Flávio Roscoe e da Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Mila Corrêa Costa.

 

LEIA TAMBÉM

LEIA TAMBÉM