Plataforma digital irá facilitar a formalização de negócios e fortalecer a economia local
A cidade de Santana do Paraíso, no Vale do Aço, passa a integrar a lista de municípios mineiros que estão buscando ferramentas para simplificar processos, reduzir burocracias e impulsionar um ambiente mais favorável para o empreendedorismo e a atração de novos negócios.
Foi implantado nesta terça-feira (2/9), o Redesim + Livre, iniciativa que transforma a forma de abrir, regularizar e encerrar empresas, tornando os processos mais ágeis, digitais e menos burocráticos. A ação é resultado de uma parceria entre Sebrae Minas, Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, por meio do Programa Territórios Mais Atrativos, que apoia a modernização da gestão pública.
A plataforma digital ainda oferece funcionalidades como resposta automática de viabilidade locacional, emissão imediata de inscrição municipal, e dispensa de alvarás para atividades de baixo risco e microempreendedores individuais (MEI). Já para negócios de médio e alto risco, o sistema assegura a emissão automática de licenças e alvarás, inclusive do Corpo de Bombeiros.
Para o analista do Sebrae Minas Alessandro Challub a transformação trazida pela iniciativa tem impacto direto no fortalecimento do empreendedorismo local. “O Redesim + Livre chega para derrubar barreiras que afastavam muitos empreendedores da formalização. Agora, com processos rápidos, seguros e digitais, será possível ampliar o número de empresas regularizadas, reduzir a informalidade e criar um ambiente mais competitivo e atrativo para Santana do Paraíso”, ressalta.
O prefeito de Santana do Paraíso, Bruno Morato, destaca que a novidade representa um marco para o município. “O Redesim + Livre é uma conquista que coloca o empreendedor no centro das políticas públicas, simplificando a vida de quem deseja investir na nossa cidade. Estamos reduzindo a burocracia e criando condições reais para fortalecer o desenvolvimento econômico e a geração de empregos no Vale do Aço”, frisa.
Territórios Mais Atrativos
O Programa Territórios Mais Atrativos apoia gestores públicos e lideranças locais na criação de um ambiente mais favorável aos negócios, atuando em três frentes: a Lei de Liberdade Econômica (LLE), que simplifica e automatiza processos de abertura e formalização de empresas, já implantada em 35 municípios em 2024; a Regularização Fundiária, que organiza o território, garante propriedade e acesso ao crédito, fomenta renda e construção civil, com projetos em Lagoa Dourada e Monte Santo de Minas; e a Atração de Investimentos, que capacita prefeituras para prospectar empresas e tornar os municípios mais competitivos. No ano de 2024, três municípios foram atendidos pela metodologia e apresentaram resultados positivos: Divinópolis, Pirapora e Timóteo.
Redesim + Livre
O sistema Redesim+Livre é uma ferramenta do programa Minas Livre Para Crescer (MLPC), desenvolvida pela Jucemg e Sebrae, que automatiza o processo de legalização de empresas nos municípios, com foco nos empreendimentos de baixo e médio risco.
Os municípios que avançam para o nível intermediário do MLPC passam a contar com o sistema Redesim+Livre, que garante maior celeridade na abertura de empresas. A plataforma traz inovações, como resposta automática de viabilidade locacional, emissão imediata de inscrição municipal e dispensa de alvarás para atividades de baixo risco e MEI. Já para empresas de médio e alto risco, o sistema assegura a emissão automática de licenças e alvarás, incluindo os do Corpo de Bombeiros. A desburocratização também beneficia o encerramento de empresas, tornando-o mais simples e rápido.



