Vereador Wander da Civil prende ladrão de carro em Santana do Paraíso

Em momento de folga, Wander da Civil demonstrou prontidão e preparo ao deter criminoso que tentava furtar veículo “no tranco”, em Santana do Paraíso/MG.

Santana do Paraíso, MG – A manhã desta segunda-feira (12/08) foi marcada por uma ação rápida do policial civil e vereador de Santana do Paraíso, Wander Batista da Silva, conhecido como “Wander da Civil”. Em um momento de folga, sua prontidão resultou na prisão em flagrante de M. P. L. R., de 48 anos, que tentava furtar um veículo no bairro Cidade Nova. A ousadia do criminoso, que utilizava uma “chave micha” e tentava fazer o carro pegar “no tranco”, foi frustrada graças ao alerta de uma criança e à intervenção decisiva do agente público.

O Alerta Inesperado

O incidente teve início por volta das 06h00 da manhã, quando uma criança, de aproximadamente 11 anos, moradora da mesma rua da vítima, saía para a escola. A menina percebeu um indivíduo mexendo em um GM Monza, que ela conhecia ser de um vizinho. Estranhando a cena, a criança observou que o homem havia aberto o carro e, em seguida, estava empurrando-o pela rua Prudente de Morais. A garota rapidamente percebeu que se tratava de um furto e correu para alertar a testemunha G. R. L. M. e a vítima, G. J. M., gritando que o carro estava sendo levado.

Conforme o Boletim de Ocorrência, o criminoso já havia empurrado o veículo por aproximadamente 50 metros na tentativa de fazê-lo funcionar. Ao ser alertado pela criança, a vítima G. J. M. não hesitou e correu atrás do autor do furto, que empreendeu fuga.

Perseguição e Prisão

A vítima, então, buscou auxílio com um morador próximo, Wander, mais conhecido como “Wander da Civil”, que, além de policial civil, é também vereador em Santana do Paraíso/MG. Demonstrando agilidade, senso de dever e o preparo que o capacita para ambas as funções, Wander da Civil imediatamente iniciou a diligência junto com a vítima, empenhados em prender o autor do crime.

A dupla conseguiu localizar Marcos Paulo em ruas próximas. Ao perceber que seria abordado por um policial, o suspeito, em um ato de desespero, arremessou a “chave micha” na rua e tentou fugir novamente. Wander da Civil agiu prontamente, aplicando as técnicas de imobilização para conter o criminoso.

Desdobramentos e Evidências Reforçam Ação Policial

Após ser contido, M. P. L. R. foi conduzido à 7ª Delegacia de Polícia Civil, em Santana do Paraíso, onde o próprio Wander da Civil formalizou o Boletim de Ocorrência. Posteriormente, o preso foi encaminhado ao Posto Médico do bairro Cidade Nova, para atendimento às lesões decorrentes da resistência, com um relatório médico sendo anexado ao processo.

Um dos pontos cruciais para a investigação foi a apresentação de um vídeo na delegacia (vide abaixo), que registrou o momento exato do arrombamento do veículo, a utilização da “chave micha” e todo o modus operandi do autor no furto, incluindo a cena em que ele empurrava o carro. Essas imagens corroboram o relato da criança e das vítimas, fortalecendo as provas contra o criminoso.

O suspeito, M. P., de 48 anos, permanece à disposição da justiça. A agilidade da criança em alertar, a coragem da vítima em ajudar e, principalmente, o profissionalismo e a prontidão do policial civil e vereador Wander da Civil, mesmo estando de folga, foram essenciais para frustrar o furto e garantir a prisão do autor.

A ocorrência foi finalizada às 09h26 da mesma manhã, com o preso e os materiais apreendidos sendo entregues à 2ª Central Estadual do Plantão Digital/SIPJ para as providências legais cabíveis.

Veja: Câmeras de segurança flagram ação de ladrão e uso de ‘chave micha’ em furto de Monza em Santana do Paraíso.

LEIA TAMBÉM

LEIA TAMBÉM