RHI Magnesita transforma fretes em florestas e recuperação ambiental

Projeto inovador no setor logístico converte entregas em ações concretas de reflorestamento coletivo e revitalização de áreas degradadas

Uma iniciativa que conecta transporte rodoviário e recuperação ambiental promete transformar cada entrega em um passo concreto pela sustentabilidade. A RHI Magnesita, líder global em tecnologias refratárias, no último mês, lançou o projeto “O Frete muda”, que alia inovação logística à responsabilidade socioambiental com o objetivo de promover a restauração de áreas degradadas.
Em parceria com a OLM Transportes, a primeira grande entrega das mudas ocorreu no Viveiro Municipal de Betim. A proposta do projeto é para cada frete realizado pelas transportadoras parceiras, a RHI Magnesita destina um percentual de mudas de árvores.
De acordo com Carlos Eduardo Rodrigues, gerente de Meio Ambiente da RHI Magnesita para América Latina, o projeto contribui para a preservação de um bioma muito importante para o país. “Hoje temos três viveiros de mudas, que produzem mais de 20 mil mudas no Brasil. Estas mudas que estamos entregando são oriundas do serrado e da Mata Atlântica. Nosso maior objetivo é propagar esta semente por todas as empresas que trabalham em parceria com a RHI Magnesita”, conta.
Essas empresas, que desempenham papel estratégico na operação logística da companhia, aderem de forma voluntária ao compromisso de plantar as mudas recebidas, contribuindo de maneira eficaz para o equilíbrio ambiental e a criação de novas áreas verdes. E a OLM Transportes promoveu a entrega para a prefeitura de Betim a doação de 1.760 mudas para plantio na cidade.
Elizabeth Andrade Almeida Medeiros, diretora da OLM Transportes, ressaltou a importância desta ação para a região. “Nós estamos muito contentes de ter esta oportunidade, junto à RHI Magnesita, de participar deste projeto lindo de reflorestamento. Sabemos que nossa atividade de transporte causa dano ambiental, e este tipo de ação é fundamental para que nós possamos reparar estes prejuízos, pensando em um futuro melhor para toda a sociedade”, disse.
Além de incentivo a práticas sustentáveis na cadeia de suprimentos, a iniciativa busca fortalecer o engajamento do setor logístico na recuperação de ecossistemas, ampliando os impactos positivos para além das atividades industriais da RHI Magnesita. A ação reforça o compromisso da empresa e de seus parceiros com o desenvolvimento sustentável e a preservação dos recursos naturais para as futuras gerações.
Sobre o projeto
Todas as transportadoras que atendem à RHI Magnesita podem participar da iniciativa. A adesão é livre e o número de mudas varia conforme um fator de conversão escolhido por cada empresa. As mudas são disponibilizadas em três viveiros mantidos pela RHI Magnesita, localizados em Brumado (BA), Coronel Fabriciano (MG) e Onça do Pitangui (MG).
“O Frete Muda é mais uma oportunidade de transformar a atuação da RHI Magnesita em um benefício coletivo. Não só apoiamos o plantio, como incentivamos nossos parceiros a se tornarem multiplicadores de impacto positivo para o meio ambiente”, afirma Carlos Eduardo Rodrigues.
Sobre a RHI Magnesita
A RHI Magnesita é o fornecedor líder global de produtos, sistemas e soluções refratárias de alta qualidade que são essenciais para processos de alta temperatura, superiores a 1.200°C, em uma ampla variedade de indústrias, incluindo aço, cimento, metais não ferrosos e vidro. Com uma cadeia de valor verticalmente integrada, de matérias-primas a produtos refratários e soluções totalmente baseadas em desempenho, a RHI Magnesita atende clientes em todo o mundo, com mais de 20.000 funcionários em 68 unidades de produção, 10 unidades de reciclagem e mais de 70 escritórios de vendas. A RHI Magnesita pretende alavancar sua liderança em termos de receita, escala, portfólio de produtos e presença geográfica diversificada para atingir estrategicamente os países e regiões que se beneficiam de perspectivas de crescimento econômico mais dinâmico.
O Grupo está listado na categoria Equity Shares (Commercial Companies) (“ESCC”) da Lista Oficial da Bolsa de Valores de Londres (símbolo: RHIM) e é um constituinte do índice FTSE 250, com uma listagem secundária na Bolsa de Valores de Viena (Wiener Börse). Para obter mais informações, acesse o site da RHI Magnesita .

LEIA TAMBÉM

LEIA TAMBÉM