Chovendo no molhado: 35ª Edição da ExpoUsipa encerra com o objetivo de segmentação de público e resultados de “Business” alcançados

Quem foi em um dos dias da ExpoUsipa pode perceber, claramente, que o pavilhão industrial teve visitantes mais afeitos aos objetivos dos expositores: apresentar as características técnicas de seus produtos e ou serviços.

A circulação de pessoas nos corredores do pavilhão era melhor e de maior qualidade e menor quantidade. Com isso, abriu-se um espaço para colaboradores da indústria se sentarem com expositores e dialogarem sem interrupções, solicitações de brindes ou de petiscos.

Isso demonstra um avanço, em função da percepção de que uma feira, acima de ser um grande evento regional voltado para todos os públicos, a sua origem não pode ser distanciada, gerando perspectivas de negócios limitadas.

Negócios Já! esteve conversando com expositores e a impressão foi unânime de que abordagens indevidas vem caindo ano a ano e que as pessoas diante da complexidade “visual” do estande, acabam por se inibirem e seguirem adiante, optando pelas áreas de comércio, serviços e entretenimento.

Rodada de Negócios

Equipe da Brateq no estande da ExpoUsipa

Outro aspecto que tem se revelado extremamente compensador para o investimento na locação e decoração dos estandes, são as “Rodadas de Negócios”. Esse formato criado pelo serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas empresas, o Sebrae, é compilado com maestria pela organização da feira e tem propiciado retorno em negócios que ali começam com uma orientação de cadastro, passam pela etapa de validação de documentos e credenciamento até a cotação em portais ou editais. Antônio da Sá, Diretor Comercial da Bratec, empresa do Espírito Santo que atua no segmento de Manutenção Industrial, Limpeza Industrial, locação de equipamentos e outros, enalteceu os encontros propiciados por esta iniciativa. “O investimento no estande customizado às características dos nossos produtos e serviços não é barato, contudo, a oportunidade de concentrar representantes de potenciais clientes cujas distâncias territoriais e disponibilidade da equipe de suprimentos nos receber, individualmente, torna altamente compensador a presença de nossa empresa aqui na ExpoUsipa”, justifica o especialista.

Para Henrique Souto, engenheiro responsável pelo escritório comercial da Engeman, empresa especializada em serviços industriais na área de petróleo e gás, em Recife-PE, vai de encontro às impressões dos representantes da Bratec. “Estamos novamente investindo na ExpoUsipa porque entendemos que, a cada ano, o aspecto “Business” tem sido priorizado pela organização. A abertura duas horas antes da visitação ao público leigo, voltada apenas para fornecedores e compradores, é uma das iniciativas dos últimos anos que demonstram o caminho que o evento quer seguir, se firmando como uma feira de alcance nacional e de resultados”, observa Souto.

Para José Geraldo do Grupo G, grupo industrial que une as empresas GSU de Usinagem, Usiret de manutenção industrial e Tratermik, de tratamento térmico, a ExpoUsipa já é uma oportunidade de integrar a nova geração que vai sucede-lo na empresa ao ambiente de negócios: “Estamos aqui com o nosso estande a família que no dia a dia faz as empresas acontecerem e farão, no futuro breve, caminhar sem a minha presença no dia a dia. A Expo Usipa é uma oportunidade estratégica de vê-los atuarem no processo de venda dos produtos e serviços que ofertamos ao mercado”, observa o dirigente do setor metalmecânico.

Próximas feiras

Não precisa o público ficar triste com o encerramento de mais uma edição da Expo Usipa. Em agosto, a ExpoCoop, no estacionamento do Estádio Ipatingão, realizará a sua 3ª edição congregando cooperativas, associações e demais organizações não governamentais que atuam em nossa região ofertando serviços bancários, de saúde, educação e muito mais.

Em outubro, será a vez da 4ª edição da ExpoMetal – Feira Metalmecância do Vale do Aço que, neste ano, apresentará a 1ª Mostra de Negócios e Sustentabilidade do Vale do Aço no estacionamento do Complexo Sesi-Senai-Fiemg que será aberto a comunidade. Enquanto no galpão de equipamentos do Senai os estandes e rodadas de negócios acontecem na ExpoMetal, as pessoas poderão ter acesso aos negócios com a pegada “ESG” desenvolvidos na região. Energia Solar, aquecimento solar, carros elétricos, motocicletas elétricas, construções sustentáveis, agricultura familiar, artesanato, etc além de exposição de grandes equipamentos como Guinchos, plataformas de reboque, Caminhões com motores com baixa emissão de carbono, enfim, uma proposta que será recheada com foods trucks e muita música.

LEIA TAMBÉM

LEIA TAMBÉM