Em assembleia-geral realizada nesta terça-feira, 17, no restaurante Peregrina, em Coronel Fabriciano, foram eleitos os membros da diretoria, dos conselhos fiscal e de mantenedores do Vale do Aço Convention e Visitors Bureau (VAC&VB) para o biênio 2025-2026. A entidade, que desempenha papel crucial na promoção do turismo de negócios e eventos na região, terá como presidente o empresário Renato Martins Ferreira.
Além de Renato, a nova diretoria executiva conta com Ana Cleide de dos Santos, empresária, como vice-presidente, Uel Machado Martins na diretoria de captação, Denise de Castro Pereira (Canto Dadê) na diretoria de administração, Cristiano Emanuel Feitosa como tesoureiro, Hérique de Assis Campos na diretoria de comunicação e Marcelo Martins Teixeira como diretor de eventos. O conselho fiscal, composto por nomes como Solange Magalhães Amorim, Marlene Salazar, José Antônio de Oliveira, Ildeniza Moreira, Maria do Carmo Pires e Rosileide Rodrigues Pereira. Complementa a estrutura como Presidente do Conselho de Mantenedores, Márcia Faioli, do San Diego Suítes Ipatinga.
Projetos
Entre os desafios destacados no planejamento estratégico da entidade, está a meta de consolidar o Vale do Aço como um dos principais destino de eventos em Minas Gerais, especialmente em segmentos como congressos médicos e eventos esportivos. Para isso, a VAC&VB apostará em parcerias como universidades e no fortalecimento da rede de negócios. Dados do plano estratégico apontam que o turismo de eventos pode aumentar significativamente o fluxo econômico na região, considerando que turistas de negócios têm gastos médios superiores aos de lazer.
A eleição também reflete o compromisso do VAC&VB em ampliar sua capacidade de atuação. Segundo Renato Martins, as metas incluem a captação de pelo menos cinco eventos anuais de médio porte e o fortalecimento da governança turística local. Com um horizonte voltado para a sustentabilidade financeira, Renato frisou que a entidade busca aumentar o número de associados, especialmente nos setores de hotelaria e serviços, e com isso, ter condições de oferecer uma melhor capacitação para os profissionais do segmento.
A nova diretoria, ressaltou Renato, visa ainda posicionar a região entre os cinco principais destinos de eventos e convenções de Minas Gerais. “Com foco na articulação entre o setor privado e o público, a nova diretoria pretende criar uma agenda robusta de eventos que gere benefícios duradouros para o território”, comentou.
Renato salientou também que a VAC&VB aposta na integração dos municípios da região para potencializar a infraestrutura já existente e atrair eventos de maior porte. “A expectativa é que essa união contribua para um desenvolvimento sustentável e competitivo no turismo regional.”