Sentimento manifestado nesta semana na SuperMinas, maior evento supermercadista do estado que já tem data marcada para o próximo ano (será realizada nos dias 21, 22 e 23 de outubro).
Comemorações em famílias, festividades de final de ano e as tradições dos mineiros. É acreditando nisso que o setor supermercadista se prepara, cada vez mais, para atender o cliente em todas as suas ocasiões de compra para o período de final de ano. A constatação está numa pesquisa feita pela Associação Mineira de Supermercados, AMIS, e divulgada nesta nessa semana, na abertura da 36ª Superminas Food Show – Congresso e Feira Supermercadista e da Panificação, no Expominas, em Belo Horizonte.
As maiores apostas são nos itens típicos do período, como aves, frutas secas, panetone e vinhos, mas, a época do ano com a maior demanda no setor impulsiona o crescimento de todas as seções. Apostando nessa tendência, os supermercadistas pesquisados preveem crescimento de 7,3% na sazonalidade deste ano em relação à do ano passado.
Serviços ao cliente
Os empresários esperam mudanças de comportamento do consumidor e buscam oferecer uma experiência de compra adequada à demanda, por exemplo, a oferta de soluções prontas. Na avaliação de alguns supermercadistas, uma parcela dos consumidores, está disposta a levar mais praticidade nessas ocasiões, em vez de ter mais trabalho na cozinha.
Mas, o final de ano é também o período propício para os clientes mais afeitos a cozinhar e que não abrem mão de comprar os ingredientes, temperos e embalagens. O setor prepara todo o sortimento para essa procura.
A pesquisa (quadro abaixo) aponta que, como ocorreu no ano passado, a cervejas lideram a aposta de demanda no setor, com 8,3% de crescimento. Outra boa expectativa é em relação aos vinhos, que têm conquistado cada vez mais consumidores. Nessa categoria a projeção é de crescimento de 7,5%. Símbolo da época, o panetone, mantém seu espaço e, segundo os pesquisados, deve ter demanda 5,5% maior do que no ano passado.
Setor quer contratar quase 8 mil colaboradores temporários
A sazonalidade de final de ano é para os supermercados também o período de reforçar o quadro de colaboradores, seja para atender o aumento da demanda, ou aqueles talentos que se destacarem e se interessarem, para compor o quadro fixo no ano seguinte. É pensando nisso que boa parte das empresas abre a contratação de trabalhadores temporários nesta época.
De acordo com a pesquisa da AMIS, cerca de 7.920 novos postos de trabalho temporário estão previstos no setor.
Essa é uma forma de as empresas abrirem espaço para novos talentos e de o colaborador, em muitos casos ainda sem experiência profissional, conhecer o setor, onde pode fazer carreira.
Expectativas dos supermercadistas em relação ao consumo dos produtos mais demandados no final de ano
Produto/categoria 2024
Peru 2%
Outras aves típicas 4,2%
Carnes diversas – pernil, lombos, etc 6,2%
Panetone 5,5%
Vinhos 7,5%
Bebidas “quentes” 6,3%
Cervejas diversas 8,3%
Sucos e refrigerantes 6,5%
Frutas diversas 7,2%
Frutas secas 8,0%
Queijos e “afins” 7,8%
Utensílios descartáveis 5,6%
Importados para o período 2%*
Desempenho de todo o mix da loja 7,3%
**16,7% dos entrevistados informaram que não trabalham com importados.