Que venha 2025!

Legenda: Descerramento da fita da abertura das mostras dos estandes de fornecedores industriais contou com a presença da Deputada Federal Rosângela Reis e o presidente da Fiemg, Flávio Róscoe, entre outras autoridades.

3ª edição da ExpoMetal se consolidada como uma das principais feiras B2B do interior de Minas.

Com 18 empresas distribuídas em dois dias de Rodadas de Negócios, a 3ª edição da ExpoMetal, Feira Metalmecânica do Vale do Aço, foram festejadas pelos participantes como o “melhor evento” que participaram ao longo de 2024. Expositores e inscritos no evento manifestaram desejo de participarem do evento no próximo ano.

Negócios “na veia”

A mostra de estandes teve 25 expositores que, ao longo de três dias, reforçaram suas marcas junto a um público qualificado formado por técnicos, gestores e proprietários de empresas ligados aos segmentos metalmecânico, celulose, alimentação, mineração e siderurgia.

Rodada de Negócios com mais de 100 empresas ofertantes.

Empresas como Gerdau, Cenibra, Arcelor Mittal, Aperam, Vale, Engeman, SMS Group, Avivar Alimentos, Usinas sucroenergéticas Uberaba, CMAA, Agropeu, Dasa e outras receberam mais de 100 empresas do segmento metalmecânico. Para Renato Gomes, vice-presidente (e presidente em exercício) do Sindicato Intermunicipal das Indústrias Mecânicas, Metalúrgicas e de Material elétrico do Vale do Aço, Sindimiva, a feira superou as expectativas de interação entre gigantes compradoras com as  micro e pequenas empresas ofertantes de produtos e serviços. “Procuramos dedicar toda a nossa energia na construção de um evento que fosse cem por cento focado em mercado, na potencialização de negócios, verdadeiramente (B2B)Busines to Busines – empresas para empresas. Recebemos com muita alegria o retorno dos participantes do quão produtivos foram os momentos propiciados pelos eventos, sejam as rodadas de negócios, as palestras, os workshops, enfim recebemos a sinalização de intenção de retorno para a edição de 2025 da feira”, comemora o líder setorial.

Para Franz Brandenberger, adido comercial do consulado do Canadá que esteve presente ao evento pela segunda vez, no “Conexão Internacional”, um dos eventos integrados da ExpoMetal, a feira é uma oportunidade de incluir as empresas do segmento metalmecânico em outros mercados. “O Canadá está com oportunidades de negócios como a exportação de produtos ou serviços a partir do território brasileiro quanto a partir de uma filial de empresas brasileiras em nosso território”, observa o representante consular.

Apoios

A Usiminas esteve presente com estande.

A Usiminas, a Cenibra, a Aperam e a Arcelor Mittal, empresas do grupo estratégico de trabalho da Regional Vale do Aço da Federação das Indústrias de Minas Gerais, Fiemg, não mediram esforços para contribuir com a realização de eventos integrados à feira, como a 7ª edição do “Conecta” que levou mais de 400 pessoas discutir a Inteligência Artificial e seus impactos na Cultura Organizacional. Assim como o Sebrae, que foi o grande patrocinador da mostra de fornecedores industriais, das rodadas de negócios e da palestra “Desafios e Oportunidades da implantação de Inteligência Artificial na indústria”, outro evento integrado a feira.

Já o Instituto Euvaldo Lodi, o IEL, foi fundamental para o planejamento da estrutura física e legal dos estandes, da viabilização da vinda dos representantes das usinas sucroenergéticas do Triângulo Mineiro ao Vale do Aço assim como o Sesi e o Senai com a cessão do espaço e o apoio logístico e de infraestrutura tecnológica.

Edição 2025

O Humorista Nelson Freitas esteve na solenidade de abertura da ExpoMetal com a palestsra “O Riso é um negócio sério”.

Jéferson Coelho, industrial e vice-presidente de mercados do Sindimiva, projeta uma edição ainda maior para 2025. “Queremos dobrar o número de estandes e acrescentar mais um dia de Rodada de Negócios”. Para João Batista Alves, presidente da Fiemg Regional Vale do Aço, oferecer uma rodada de negócios também formada por representantes da área de suprimentos das empresas metalmecânicas associadas como empresas-âncoras é uma forma de contribuir com os diversos pequenos negócios do Vale do Aço. “Nossas empresas compram de tudo. Das matérias-primas como o aço e consumíveis como os eletrodos de solda às canetas, lanches, uniformes, EPIs e outros. Vamos articular com o Sebrae para estender o alcance do desenvolvimento de toda a cadeia transversal à metalmecânica seja pelo dowstream (insumos) a upstream(equipamentos, peças e estruturas acabadas para clientes) do Arranjo Produtivo Local Vale do Aço, o APL Metalmecânico de nossa região, propõe Alves.

A Edição da ExpoMetal 2025 está prevista para os dias 06, 07, 08 e 09 de outubro. Horários e eventos serão divulgados posteriormente.

 

 

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM