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Leilão da 381 pode atrair empresas como CCR e Ecorodovias – mas há desafios

Previsto para a próxima quinta-feira, 29 de agosto, o tão esperado leilão de concessão do trecho Norte da BR 381, entre Belo Horizonte e o Leste de Minas deve, finalmente, atrair interessados. Segundo analistas do mercado, empresas do a CCR e a Ecorodovias, duas gigantes do setor rodoviário nacional. Este será o quarto leilão. As tentativas anteriores, em 2021 e 2023, não obtiveram sucesso. As principais causas para os fracassos foram a alta inadimplência dos pedágios na região e a instabilidade do cenário econômico.

De acordo os consultores Bruno Amorim e João Frizo, tanto a CCR quanto a Ecorodovias estão avaliando o pipeline – mapa das etapas que compõem o processo, que envolvem questões como proposta e negociação – de leilões promovidos pelo governo e ambas poderiam potencialmente apresentar uma proposta, dadas as taxas de retorno atrativas e a revisão do projeto desde tentativas anteriores de leilão.

O trecho a ser concedido terá 300 quilômetros e uma das principais mudanças no edital é a previsão de duplicação de mais de 100 quilômetros da rodovia, somando-se aos atuais 80 que já contam com pista dupla. Essa expansão visa não apenas melhorar a fluidez do tráfego, mas também aumentar a segurança dos usuários, reduzindo os riscos associados ao relevo acidentado da região, que variam de 100 a 1 mil metros de altitude.

Mas como tudo tem um custo, cinco praças de pedágio serão instaladas ao longo da rodovia – em Caeté (Região Metropolitana de Belo Horizonte), João Monlevade (Região Central), Jaraguaçu, Belo Oriente, no Vale do Aço e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. O valor da tarifa vai variar entre R$ 11 a R$ 14, mas com descontos segundo o perfil do usuário – quem passa diariamente pela rodovia poderá ter até 90% de desconto. O início das cobranças se dará após os trabalhos iniciais e a garantia de condições mínimas de trafegabilidade, serviços previstos para o prazo de até dois anos.

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