Faltando menos de duas semanas para mais uma Copa do Mundo a expectativa é de que a mais célebre competição do futebol mundial movimente algo em torno de R$ 125 milhoes no comércio varejista mineiro. A estimativa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). No ranking geral, Minas ocupa a terceira posição, acumulando 8,3% da receita prevista para o país, atrás de São Paulo (34,7%) e Rio de Janeiro (8,5%).
A projeção da CNC é de um acréscimo de, aproximadamente, R$ 1,51 bilhão no faturamento do comércio varejista brasileiro em função das vendas antes e durante o Mundial. Confirmada a previsão, haverá um aumento de 7,9% em relação às vendas registradas no mesmo período de 2014, quando o setor contabilizou um ganho extra de R$ 1,39 bilhão por conta do campeonato disputado no Brasil. Historicamente, os segmentos especializados em eletroeletrônicos e eletrodomésticos e os artigos de vestuário esportivo têm os melhores resultados para o período, além dos supermercados.
Ele observa que as lojas devem registrar maior movimento nesse sentido a partir de agora, restando poucos dias para o início da competição. No entanto, os ganhos são proporcionais ao desempenho da Seleção Brasileira. Ou seja, quanto mais tempo a equipe permanecer na competição, melhor será para os negócios.
Eletroeletrônicos
Especificamente neste ano, a perspectiva da CNC é de que o ramo de eletroeletrônicos, em que se concentram as vendas de televisores, responda por praticamente metade (49,4%) do faturamento do setor, no país, decorrente do evento. Com a relativa estabilidade da taxa de câmbio nos primeiros meses do ano, os produtos importados, sobretudo os televisores, voltaram às prateleiras. A indústria nacional também acelerou a produção de eletrônicos para fazer frente ao aumento sazonal de demanda.