Os livros do projeto literário Contos Locais estão sendo distribuídos em Lavras, no Sul de Minas. Esse projeto, que está em seu quarto ano e já beneficiou 10 cidades, foi prestigiado com a apresentação da obra concluída durante reunião com profissionais da educação do município, alunos participantes do projeto e outros representantes da comunidade em geral.
O Contos Locais visa estimular a leitura, a escrita, a contação de histórias, a pesquisa e a preservação da memória e valorização da cultura do interior de Minas Gerais. Em Lavras, ele foi realizado em parceria com a secretaria de educação. O projeto consistiu na ministração de oficinas de contação de histórias ministradas pela atriz Bia Bedran para educadores que repassaram os conteúdos para estudantes da rede pública.
Os estudantes fizeram o mapeamento de contos da cidade por meio de pesquisas orientadas pelos professores. A partir dessa atividade, o grupo foi a campo coletar as histórias. Em seguida, os estudantes escreveram os contos que foram revisados pelos professores e editado pelo escritor Cristiano Augusto Lopes.
A distribuição gratuita dos exemplares na comunidade encerra a primeira etapa do projeto, buscando difundir os contos como forma de valorização e preservação da história local. A iniciativa é viabilizada pela MC Produção Ltda., com apoio do Ministério da Cultura através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e patrocínio do Mart Minas e Expresso Nepomuceno.