Aliados em 2020, Robertinho Soares e Gustavo Nunes deverão estar em
lados opostos no front das eleições de 6 de outubro
O tabuleiro de xadrez que se transformou a disputa pela Prefeitura de Ipatinga ganhou mais um postulante que promete movimentar as peças. O mais novo participante deste jogo será o ex-secretário de Governo do prefeito Gustavo Nunes Robertinho Soares. Inicialmente fora do jogo, Robertinho, que foi candidato a deputado federal em 2022 – como apoio de Nunes – ficando na primeira suplência da sua legenda, anunciou sua entrada em campo – no tabuleiro – esta semana, depois que a direção estadual do Avante – partido que integra – lhe devolveu a direção municipal da legenda.
A decisão foi baseada em um artigo do estatuto da agremiação, que prevê que “o deputado mais votado tem prioridade no comando do partido”. Com esse sinal verde, Robertinho indicou seu aliado Douglas de Paula como presidente do diretório municipal. Com isso, Robertinho assume sua intenção de ir às urnas em 6 de outubro e promete a partir deste final de semana dedicar “100% do seu tempo” nessa empreitada.
A entrada de Robertinho colocará frente a frente dois antigos aliados. Ele foi coordenador e principal articulador da campanha que elegeu Gustavo Nunes em 2020. Era considerado o “braço direito do prefeito e homem forte do governo.” Se tudo ia bem até 2022, o cenário mudou após as eleições gerais onde, apesar da boa votação – 26 mil, sendo 15,1 mil em Ipatinga – não conseguiu se eleger, ficando, entretanto, como primeiro suplente do partido que teve como grande puxador de votos o polêmico e controverso Andrés Janones. Quando muitos esperava que Robertinho retomasse seu posto como secretário de Governo, aconteceu o rompimento com Gustavo Nunes.
Trocou ou não, a chegada de Robertinho para disputa já provocou efeitos colaterais na candidatura de Gustavo Nunes. Além do Avante, já anunciaram suas saídas na base de apoio do prefeito o DC e o AGIR.
Como dizia Fiori Gigliotti, famoso locutor esportivo, falecido em 2006 – “abrem-se as cortinas, começa o espetáculo.”