O Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado nesta sexta-feira, 14, serviu de pano de fundo para uma campanha da Prefeitura de Fabriciano, que convocou seus moradores para fazerem doações para o Hospital Dr. José Maria Morais, (HJMM).
O objetivo é manter em dia os estoques de sangue para realização de cirurgias, outras emergências e procedimentos médicos. Para quem quiser doar, a Prefeitura garante o transporte e alimentação dos voluntários.
Segundo dados da Secretaria de Saúde, de janeiro a março deste ano, foram usadas cerca de 150 bolsas de sangue no atendimento dos pacientes no HJMM. Em contrapartida, apesar dos esforços contínuos do município, foram repostas apenas 90 bolsas de sangue. Esse número foi graças a última campanha realizada no dia 1º de abril, no Centro de Especialidades Médicas (CEM).
Atualmente, o hospital municipal possui um cadastro de doadores regulares, mas esse número precisa aumentar. Vale frisar que é preciso respeitar o intervalo entre uma doação e outra – para homens, é de 60 dias; mulheres, 90 dias – além de impedimentos temporários como realização de alguns tipos de exames, medicações, estado de saúde, dentre outros.
A doação é realizada a cada 15 dias, sempre às terças-feiras, na sede do Hemominas, em Valadares. A próxima coleta será realizada no próximo dia 18 de junho. A doação de sangue é segura, um ato simples, porém de muito importante.
Quem pode doar?
São necessários alguns pré-requisitos para doar sangue:
– Ter entre 16 a 69 anos de idade, sendo quem vai doar pela primeira vez precisa ter menos de 60 anos;
– Pesar mais de 51 kg;
– Estar saudável sem sintomas de gripes, resfriados ou com tosse nos últimos 30 dias;
– Não ter tido contato com paciente com covid-19 nos últimos 14 dias;
– No caso dos jovens de 16 e 17 anos, é necessário ter autorização dos pais.
Informações:
Serviço Social do HJMM
Telefone: (31) 3406-7374 | WhatsApp: (31) 9 9584-1298
Link para o cadastro:
https://docs.google.com/forms/d/1r9mTBtK7XfRrkQBGG3mckV2o9xQ92nPJAWsqZouI-nQ/edit?ts=65d64fe8&pli=1