HOME HEADER AWDF PRESENÇA DIGITAL

Reajuste da Cemig em residências começou

Começou a valer nesta segunda-feira (28) o aumento no valor da conta de luz dos clientes da Cemig. A nova tarifa foi autorizada na semana passada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e eleva em 18,53% o preço para clientes residências. Para a alta tensão o aumento é de 35,56% e para a baixa tensão 18,63%. O aumento médio ficou em 23,19%.

O reajuste diz respeito ao quarto ciclo de revisão tarifária da distribuidora, processo que é realizado de quatro em quatro anos pela Aneel para manter o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos de concessão. A Cemig atende a 8,342 milhões de unidades consumidoras em Minas Gerais.

O estado crítico dos reservatórios brasileiros influenciou o preço do custo da energia e refletiu na decisão da Aneel para a tarifa da empresa. Além disso, o acionamento das usinas térmicas, que utilizam combustíveis fósseis, contribuiu para elevar ainda mais o custo de geração no país. O mecanismo das bandeiras tarifárias, que tem o objetivo de cobrir parte desses custos, não foi suficiente e a companhia teve uma despesa adicional superior a R$1 bilhão para garantir o fornecimento de energia dos consumidores.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM