Terminou ontem em Divinolândia de Minas, cidade localizada a 115 Km de Ipatinga, o ciclo de palestras “O Vale Além do Aço “Oportunidades, negócios e marketing no turismo”, organizado pelo CTMAM (Circuito Mata Atlântica de Minas) em parceria com o Senac/MG e patrocínio da Codemge (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais). A série foi realizada também nas cidades de Antônio Dias (dia 11), Dionísio (dia 13), fazendo parte do esforço de planejamento mais participativo da atividade turística na área de abrangência do CTMAM.
Como destacou a vice-presidente do CTMAM, Cidinha Sampaio, “o Ciclo de Palestras foi uma oportunidade para os participantes entenderem que seus municípios podem explorar com excelência o potencial turístico que possuem, gerando trabalho e renda para a população, além de promover suas cidades na região, no estado, no país e até no exterior”. Durante o as palestras, foi possível discutir visões e experiências na incorporação prática de conceitos na gestão do turismo.
Em Antônio Dias e Divinolândia, os participantes ouviram a palestra “Oportunidade de Turismo de Negócios na Região”, proferida pelo turismólogo e professor do Senac Tailles Heliodoro. Ele destacou que este é o momento de se discutir o turismo na região, visando diversificar a economia e melhorar os serviços prestados pela cadeia produtiva do setor. Em Dionísio, a palestra ministrada foi “Turismo: Gestão, cenários e oportunidades, pela professora Myriam Celme Lage, mestre em Turismo e Meio Ambiente, professora de Matemática e Contabilidade e atualmente orientadora de cursos do Senac em Itabira. Em sua fala, ele ofereceu aos participantes conhecimentos sobre o novo cenário do turismo e sua importância para o desenvolvimento de negócios que transformam produtos ou serviços em experiências memoráveis e como essa atividade pode auxiliar no crescimento econômico no curto, no médio e no longo prazo.