Um grupo de 1,3 mil professores da rede municipal de ensino de Ipatinga está passando esta semana por um curso de treinamento, baseado na Cultura Maker (Cultura do Fazer) como proposta de metodologia nas salas de aula. As atividades, realizadas em parceria com o Sebrae/MG, acontecem até esta sexta-feira, 22. A capacitação dos educadores da rede pública municipal de ensino acontece em dois turnos, oportunizando a participação de mais profissionais.
Segundo a Secretaria de Educação, a oficina propõe uma articulação entre o “Pensar, Fazer e Sentir”, com protótipos criativos que levam ao aprendizado em todas as disciplinas. Para se ter uma ideia da funcionalidade, o protótipo de um jogo de roleta pode auxiliar na aprendizagem da matemática, ciências e inglês, e por meio das cores, incentivar a empatia com o amigo daltônico, que não reconhece as cores. O protótipo pode ser construído a dez ou vinte mãos com materiais que podem ser reaproveitados.
Na Cultura Maker, o ensinar muda de paradigma. O professor é o mediador e o incentivador dos alunos ao propor a criação de protótipos a partir da percepção dos educandos. Os princípios dos artefatos é a tecnologia. São conceitos de prototipagem e bricolagem inseridos na Educação Empreendedora, como também previstos na BNCC (Base Nacional Comum Curricular).