Ação, que consiste na passagem de água pelos dutos, irá retirar polpa de minério que ficou retida e possibilitará a passagem de equipamento de inspeção detalhada nos próximos meses
A Anglo American recebeu a autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Juízo de Rio Casca (MG) para o início do processo de limpeza interna do mineroduto, que está com atividades paralisadas desde o dia 29/3. A limpeza começa nesta semana, depois que a empresa avisar as comunidades e os superficiários sobre a iniciativa, que consiste na passagem de água pelos dutos para a retirada de cerca de 70 mil toneladas da polpa de minério retido com a parada emergencial.
Essa é a etapa inicial do processo de inspeção detalhada que será realizado utilizando uma série de equipamentos chamados PIG, que percorrerão internamente toda a tubulação e farão um levantamento completo de diversos aspectos que compõem os tubos. Quatro tipos de PIGs passarão pelo mineroduto: de limpeza, geométrico, magnético e ultrassom. Isso gera uma grande quantidade de informação, que será analisada por empresas independentes. A inspeção irá fornecer os parâmetros de segurança operacional para a volta das atividades da empresa.
Inicialmente, o enchimento de água será feito na seção 2 do mineroduto, que vai de Santo Antônio do Grama (MG) a São João da Barra (RJ). Medidas de segurança serão reforçadas, uma vez que esse foi o trecho no qual ocorreram os dois vazamentos em março. Além do monitoramento eletrônico em tempo real, equipes da empresa irão vasculhar 33 quilômetros do mineroduto presencialmente e serão utilizadas as menores pressões possíveis para o processo.
A seção 1 do duto – de Conceição do Mato Dentro (MG) a Santo Antônio do Grama – também passará pelo processo de limpeza com água. Após o enchimento com água das duas seções, o mineroduto estará pronto para a passagem do PIG.