Apesar de tão ter todo o apelo que cerca datas como o Natal e o Dia das Mães, o Dia dos Pais, que abre o calendário de datas comemorativas do segundo semestre é cercado de boas expectativas de vendas pelos comerciantes do Vale do Aço. Segundo o presidente do Sindcomércio (Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços) do Vale do Aço, José Maria Facundes, para 83,9% dos empresários sondados pela entidade patronal nas últimas semanas, haverá um bom aumento nas compras este ano para a data, quando comparadas ao mesmo período do ano passado.
Para ajudar nisso, as lojas estarão abrindo em horário especial, conforme acordo coletivo de trabalho celebrado em março. Na sexta-feira, 11, as lojas de Ipatinga, Fabriciano e Timóteo têm permissão para funcionar até às 20h. Já no sábado, 12 o expediente vai até às 15h.
Segundo Facundes, a pesquisa realizada mostrou que resquícios da famigerada “crise econômica”, bem como o endividamento do consumidor podem ser fatores que, eventualmente, venham atrapalhar um pouco as vendas nos próximos dias. “Assim mesmo, há sempre o valor afetivo do Dia dos Pais! Empresários não deixaram de investir em ações promocionais, na visibilidade das lojas e em novos produtos. Então, esperamos recuperar vendas perdidas nos últimos meses e registrar ótimos negócios”.
Cartão de crédito
Os comerciantes entrevistados pelo Sindcomércio preveem que a maioria (81,2%) das compras serão pagas com cartão de crédito. Já com relação ao “ticket médio”, ou seja, quando cada consumidor deve estar disposto a gastar ao ir às ruas, o valor deve variar entre R$ 100 e R$ 300, de acordo com 73,4% dos lojistas entrevistados.