BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

MG produzirá bateria de lítio-enxofre

A unidade brasileira da Oxis Energy produzirá células de bateria de lítio-enxofre a partir do primeiro trimestre de 2020. A fábrica terá capacidade de produzir um milhão de células de lítio-enxofre por ano, o suficiente para fabricar 80 ônibus elétricos anuais.

A abertura da filial brasileira da britânica Oxis Energy foi possível em razão da compra da Codemig Participações (Codepar) de 33% da participação da Companhia Brasileira de Lítio (CBL). O valor do investimento foi de U$ 80 milhões.

A operação possibilitou a Codepar se beneficiar da exploração e do beneficiamento do lítio realizado pela CBL em Araçuaí e Divisa Alegre, no Vale do Jequitinhonha.

A negociação garantiu ainda a compra de 10% da Oxis Energy pela Codepar por meio do Fundo Aerotec, que faz apartes em empresas dos setores aeroespacial e de defesa. A compra de participação da startup britânica tem como garantia que ela abrirá uma subsidiária no Brasil.

A unidade que iniciará operações em 2020, funcionará como uma fábrica-laboratório, com o lítio extraído do Jequitinhonha, e será instalada na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O lítio é empregado na produção de baterias de celulares, laptops e de veículos elétricos.

A fábrica mineira também fomentará a produção de 80 ônibus elétricos por ano.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM