Um problema que atinge as crianças, especialmente as com idade da educação infantil, vem merecendo uma atenção especial da Prefeitura de Fabriciano: a diarreia. O Programa de Monitoramento no Ambiente Escolar visa gerar mais saúde para as crianças e trabalhadores da Educação.
Segundo a gerente de Vigilância em Saúde, Vânia Tavares, o programa vai acompanhar e investigar os casos, especialmente em crianças de zero a cinco anos. “Vamos desmistificar a doença no ambiente escolar. Existe um mito de que criança com diarreia em creche seja coisa normal, o que não é! Essa condição pode ter origem viral ou bacteriana”, afirma.
O controle de casos será feito com planilhas, vistorias e recolhimento de amostras para exames. Será aberta investigação sempre que houver mais de 2 casos por sala de aula. Como a doença pode ser transmitida de forma alimentar, o setor responsável pela merenda escolar “abraçou” o projeto. Uma das primeiras fases do programa é a capacitação dos servidores. Com apoio da Vigilância em Saúde, a prefeitura iniciou a qualificação das equipes.