BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

Parque Estadual do Rio Doce forma novos brigadistas 

Mais uma turma de brigadistas especialistas em incêndios florestais e sobretudo, em ocorrências nas unidades de conservação está sendo formada esta semana, durante um curso ministrado pelo Corpo de Bombeiros Militar. A formação que está sendo ministrada no Parque Estadual do Rio Doce, é um programa do IEF (Instituto Estadual de Florestas), Corpo de Bombeiros, Vale e prefeituras.

Segundo comandante do 7º Pelotão da 1ª Companhia do 11º Batalhão, tenente Celestino, “esse treinamento tem por objetivo formar brigadas dos municípios da área de abrangência do Perd. Elas irão atuar, dentro de seus territórios, tanto na área de conservação quanto na zona de amortecimento, visando proteger o Parque. Os voluntários serão cadastrados pela Defesa Civil de seus e irão atuar em apoio ao IEF e aos Bombeiros em caso de incêndios florestais e em ações preventivas”, informou.

Para o gerente do Perd, Vinícius Moreira, a formação e capacitação continuada das brigadas de incêndio é uma das principais maneiras para evitar o agravamento das queimadas. “Considero que uma das melhores estratégias de prevenção e combate a incêndios florestais é brigadista treinado e bem consciente do seu papel no âmbito de sinistros ambientais desta natureza. Um brigadista treinado é capaz de tomar decisões com muita qualidade, o que vai determinar que ações em campo tenham sucesso”, avaliou

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM