BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

Com 2 séculos de história, Paraiso completa 31 anos de emancipação

Cidade caçula das quatro que compõem a chamada Região Metropolitana do Vale do Aço, Santana do Paraíso celebra nesta sexta-feira, 28 de abril, 31 anos de emancipação. Apesar de comemorar pouco mais que três décadas, a história do município começa bem antes . Em 1804, no reinado de Dom João VI, que viria fugido para o país quatro anos depois, as terras, que hoje correspondem ao município, foram entregues às autoridades portuguesas como parte do projeto de “civilização” dos nativos nack-ne-nuck, índios bravios descendentes dos Aimorés, do grupo Tapuia e do tronco linguístico Macro-Jê.

O primeiro nome da cidade, Taquaraçu, homenageava um tipo de vegetação muito comum, e que significa “grande bambu”. Com o passar dos tempos um vilarejo acabou se formando no local e seu nome batizado como Santana do Paraíso, em homenagem à paisagem natural belíssima e a Nossa Senhora de Santana, escolhida como padroeira do vilarejo pelos párocos locais.

Ao final do século XIX, as cachoeiras de Santana do Paraíso do Taquaraçu eram ponto de parada dos tropeiros, em especial, a cachoeira do Engenho Velho, no centro da cidade. As tropas, vindas, geralmente, de Antônio Dias, passavam pelo Calado e por Barra Alegre (atual distrito de Ipatinga), e, para seguir até o Achado, tinham que passar pelo então povoado de Taquaraçu, subindo a Serra do Chico Lucas e seguindo viagem em direção a Ferros. A partir de 1923, o distrito foi transferido para o município de Mesquita, permanecendo nessa condição até a data de sua emancipação, em 1992.

Desde então, a cidade cresceu e se desenvolveu, conquistando um grande potencial de desenvolvimento econômico. Segundo dados do IBGE, nos últimos 10 anos, a cidade teve um aumento populacional de cerca de 50%. A princesa de Minas Gerais, como é conhecida, tem enfrentado avanços exponenciais e inéditos em todas as áreas.

E para comemorar essa data, uma grande festa foi programada, com atrações Munhoz & Mariano, David Quinlan e diversos cantores regionais.

Confira a programação
Sexta-feira (28)
Manhã:
Ações recreativas para crianças
Noite gospel:
Ministério das igrejas evangélicas locais
David Quinlan

Sábado (29)
Marley Tal
Munhoz & Mariano
Douglas Santana

Domingo (30)
Soul Samba
Hyuri Luna
Boleiros

Serviço: Festa de Aniversário de Santana do Paraíso
Data: 28, 29 e 30 de abril (sexta-feira, sábado e domingo)
Endereço: Arena Paraíso – Avenida Canaã, São José
Entrada gratuita

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM