HOME HEADER FSFX 06
HOME HEADER FSFX 03
HOME HEADER FSFX 04
HOME HEADER FSFX 05
HOME HEADER FSFX 02
HOME HEADER FSFX 01
HEADER – DESTAQUES VALE DO AÇO – BNDF

TRE marca eleições suplementares em Ipatinga

Na sessão de julgamento desta sexta-feira (27), o TRE marcou para o dia 3 de junho as eleições suplementares para prefeito e vice no município de Ipatinga, no Vale do Aço. As eleições foram marcadas após aprovação pela Corte da Resolução contendo o calendário e as demais instruções que vão reger o pleito no município. A resolução será publicada no Diário de Justiça Eletrônico do TRE nos próximos dias.

Prazos

De acordo com a resolução, de 1º a 5 de maio, os órgãos partidários poderão se reunir em convenções para deliberar sobre a escolha dos candidatos. Após a escolha em convenção, o candidato que será registrado, caso ocupe cargo gerador de inelegibilidade, deve afastar-se no prazo de 24 horas. No dia 7 de maio, às 19h, será encerrado o prazo para entrega dos pedidos de registros dos candidatos à Justiça Eleitoral. A partir do dia 8 de maio, os candidatos podem iniciar a propaganda eleitoral, regulamentada pela Resolução 23.457/2015, que cuidou das regras relativas à propaganda nas Eleições 2016, e pela Lei 9.504/1997.

Estão aptos para votar os eleitores inscritos no município até o dia 2 de janeiro de 2018. As eleições serão das 8h às 17h, com as mesmas Mesas Receptoras de votos constituídas para as eleições que aconteceram em outubro de 2016. A diplomação dos candidatos eleitos deve ocorrer até o dia22 de junho.

partir de 7 de maio até a proclamação dos candidatos eleitos, os cartórios eleitorais de Ipatinga funcionarão das 12h às 19h nos dias úteis, e das 13h às 19h aos sábados, domingos e feriados.

A chapa eleita em 2016, sendo prefeito Sebastião de Barros Quintão (PMDB) e vice Jesus Nascimento da Silva (PSDB) concorreu sub judice, pois o candidato a prefeito foi considerando inelegível. Apesar disso, obteve liminar do TSE em dezembro de 2016, permitindo a sua diplomação e posse. Entretanto, no dia 26 de abril de 2018, o ministro do TSE Luiz Fux cassou a liminar e confirmou o indeferimento da candidatura, determinando a realização de novas eleições (veja a notícia). O prefeito já havia se afastado do executivo municipal, por vontade própria, em 6 de abril de 2018, quando então o vice-prefeito assumiu a prefeitura.

Enquanto não há candidatos eleitos no novo pleito, o presidente da Câmara de Vereadores responderá pelo Executivo municipal.

Rapidez do processo 

Havia informação que 03 de junho era a data limite para a convocação de novas eleições e processos protelatórios advindos de recursos judiciais da chapa Sebastião Quintão/Jesus Nascimento poderiam dar ao atual presidente da Câmara, Nardyello Rocha, o restante de 2018 no executivo municipal. No entanto, de forma surpreendente, as novas eleições foram marcadas e as articulações deverão ser realizadas em curtíssimo espaço de tempo.

Nomes

Nardyello Rocha, presidente da CMI

Nardyello Rocha, o atual presidente da câmara levaria vantagem, caso permanecesse por mais tempo à frente da prefeitura. Caso o MDB, seu partido, opte pela sua candidatura (o que nos bastidores não se crava como algo inquestionável) essa seria, ainda assim, uma candidatura com maior viabilidade eleitoral. O PT, é incognita. A saída recente do município aliado ao grave quadro de crise no âmbito nacional torna a aposta em nomes puro exercício de adivinhação.

As esquerdas apresentam Robynson Ayres, ex-secretário de Educação de governos petistas, como nome do PSOL. O professor e jornalista Sávio Tarso surge como nome novo no âmbito executivo, por meio do PDT. Já, com várias eleições nas costas, o surpreendente Daniel Cristiano do PCB vem mais encorpado. Por fim, o vereador Andrade do Avante (José Geradlo), empresário que disputou a primeira eleição surge como a novidade da ala de centro-direita.

Outras eleições suplementares

Além de Ipatinga, eleitores de Guanhães e Pocrane também voltam às urnas em 3 de junho para a escolha de prefeito e vice. Entre os meses de março de 2017 e março de 2018, o TRE realizou 16 eleições suplementares em Minas Gerais.

Fonte: TRE/MG (site)

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM

Home – IBI – Custom AD2