Um grupo de 25 vereadores mirins tomaram posse, na última sexta-feira,14, na Câmara Municipal de Ipatinga. Esses estudantes foram eleitos em maio de 2022, e fazem parte do segundo mandato da 8ª Legislatura. A cerimônia de posse foi realizada pela Escola do Legislativo, que é o órgão responsável pelos trabalhos de educação cidadã.
Outros eleitos que não puderam tomar posse, serão empossados na próxima reunião da Câmara Mirim, em 09 de maio. “Por diferentes motivos alguns dos eleitos que não puderam estar presentes, serão empossados na próxima reunião”, explicou a diretora da Escola, Marli Teixeira de Andrade e Franco.
Para o presidente da Escola do Legislativo, vereador Avelino Cruz, o projeto traz esperança para a comunidade, uma vez que conta com jovens que são pequenos luzeiros na esperança da educação e da cidadania. “Todos devemos assumir nossos papéis. A intenção desse projeto, Câmara Mirim, e mesmo da ação da Escola do Legislativo é preparar os jovens para que façam acontecer positivamente e que conheçam a noção de cidadania. Nosso objetivo é preparar os jovens para que façam acontecer positivamente na sociedade”, disse Avelino.
A posse obedeceu aos requisitos formais do Regimento Interno da Câmara Mirim. Em 2023, a equipe que trabalha no projeto trabalhará o tema da saúde mental nas escolas. “Tema propício haja vista o quanto tem sido fundamental avaliarmos a saúde mental de nossos jovens”, disse Avelino.
Já o presidente da Câmara, Ley do Trânsito lembrou que os atuais 33 vereadores foram votados dentre 11 mil eleitores cadastrados. Vocês foram eleitos dentro de um processo maior que de centenas de cidades brasileiras. Temos muito o que fazer, temos que pensar na situação de violência nas escolas, possibilitando o diálogo, a harmonia e o respeito entre todos”, frisou.
O presidente inclusive convidou os mirins para participar de uma audiência recém aprovada no plenário para debater a segurança nas escolas, que deve ocorrer em breve.
A sessão foi presidida pela vereadora mirim que representou as escolas particulares, a aluna Sophia Ribeiro Moreira, da Escola Educação Criativa e do Mateus Barros Firmino, aluna da Escola Estadual Dom Helvécio.
Já as escolas municipais foram representadas pela estudante Luísa Almeida Silva Soares, estudante da Escola Municipal Padre Bertolo, que presidiu a sessão solene e fez uso da palavra, na Tribuna Livre. Para a estudante, é uma honra representar nossa escola e nossa comunidade na Câmara Mirim. Terei zelo e responsabilidade com o mandato. Tenho certeza que cresceremos juntos e juntos daremos nossa contribuição a cidade”, disse a Luísa. Também estiveram presentes a secretária municipal de educação, Patrícia Avelar e o assessor da 9ª Superintendência Regional de Educação, Cairo Monteiro, dentre outros vereadores.