A Comissão técnica de avaliação da AMM (Associação Mineira dos Municípios) esteve esta semana em Fabriciano, onde conheceu de perto o programa Portal do Emprego. O sistema é um dos finalistas no Prêmio Mineiro de Boas Práticas da Administração Municipal, no eixo Desenvolvimento Econômico.
A comitiva foi recebida pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Daniel Papa, e equipe envolvida no projeto: diretor de Inovação Tecnológica, Ítallo Oliveira; diretor de Desenvolvimento Econômico, George Souza; chefe de Inovação, João Dehon Castro. O vice-prefeito, Sadi Lucca também participou da reunião.
Com a visita “in loco”, os representantes da AMM conheceram detalhes do projeto, desde a implantação ao funcionamento efetivo e a possibilidade de aplicação em outros municípios. A expectativa da Prefeitura é de que o projeto seja reconhecido como uma iniciativa de sucesso e sirva de inspiração para outras cidades do estado.
Segundo Daniel Papa, o objetivo do Portal do Emprego é aumentar a empregabilidade na cidade e valorizar a mão de obra local. Implantado em agosto do ano passado, o novo portal já possui mais de 50 empresas e 1,8 mil candidatos cadastrados em seu banco de dados e ajudou a viabilizar mais de 400 contratações. Só este ano, cerca de 300 oportunidades de trabalho na cidade foram obtidas através do portal.
“O Portal de Emprego é um dentre vários programas e projetos que mostram o compromisso da administração municipal com a promoção de políticas públicas efetivas e que gerem resultados positivos para a população. Este, em especial, vem atender um anseio da população e também do empresariado, que hoje tem a Prefeitura parceira ao criar ferramentas para facilitar e aumentar a empregabilidade na cidade com resultados efetivos”, explicou.
O Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal está em sua 11º edição. O objetivo do prêmio da AMM é reconhecer e celebrar boas práticas das prefeituras mineiras. Recentemente, a AMM divulgou a lista com os 15 finalistas à premiação de 2023. No total, foram analisados 310 projetos enviados em cinco eixos: Desenvolvimento Econômico, Educação, Governança, Meio Ambiente e Saúde. O resultado será divulgado no 38º Congresso Mineiro de Municípios, nos dias 9 e 10 de maio, na Expominas em BH.