Após uma série de reparos e adaptações, a Central de Vacinas de Ipatinga voltou a funcionar no Bethânia, anexa à Unidade de Saúde. O equipamento estava funcionando provisoriamente na área onde fica o CCDIP (Centro de Controle de Doenças Infectoparasitárias de Ipatinga), no Centro. Com a nova Central, a Prefeitura espera ampliar o acesso aos programas de imunização hoje existentes.
Com a reforma, a Central de Vacinas conta com novas instalações, garantindo que as vacinas e soros sejam armazenados em condições adequadas de temperatura e umidade. Além disso, a nova estrutura permite a organização e a agilidade na distribuição das doses para as unidades de saúde do município, garantindo a efetividade das campanhas de imunização.
As obras de reforma e modernização das instalações estão adequadas às normas atuais da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), significando a ampliação e qualificação de todo o sistema de armazenamento e distribuição de vacinas e soros usados pelos programas de imunização do município.
Segundo o secretário de Saúde, Cleber de Faria, a reforma é uma das medidas prioritárias da gestão visando garantir a segurança da população e o acesso a serviços básicos de saúde pública. “Estamos trabalhando para melhorar a qualidade dos serviços, e essa reforma é uma das iniciativas que vão permitir que a população receba as vacinas e soros com mais segurança e efetividade”, pontuou o secretário.