Em uma rápida solenidade realizada nesta terça-feira (24), o Circuito Mata Atlântica de Minas (CTMAM), renovou por mais um ano o convênio com o município de Santana do Paraíso. O ato, realizado no gabinete da prefeita Luzia Teixeira de Melo, contou com as presenças do presidente do CTMAM, Hélio Anício, dos diretores Marcelo Luciano (financeiro) e Rodrigo Vieira (marketing); do secretário de Governo, Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Everaldo Ciriaco e do gerente da Seção de Turismo, Ronaldo Moreira.
A cidade de Paraíso é bastante conhecida por sua religiosidade, reforçada com a existência dos mais variados atrativos naturais, culturais e arquitetônicos como montanhas, igrejas, cachoeiras, festas e comemorações, atraindo cada vez mais visitantes. Além da importância econômica e demográfica, o município também abriga diversas trilhas, matas, lagoas e cachoeiras abertas à visitação. Na cidade, um dos principais marcos é a Igreja Matriz de Santana, mantida pela paróquia local. O encontro nacional de voo livre, a festa de aniversário da cidade, a festa do Tropeiro e as comemorações religiosas como a festa de Santa Ana, padroeira municipal, são algumas das principais geradoras de fluxo turístico na cidade.
“Esse convênio é uma parceria fundamental que continuará possibilitando o acesso à captação de recursos como ICMS Turístico e a convênios de órgãos estaduais e federais, contribuindo para o desenvolvimento de Paraíso”, comentou a prefeita. Para o presidente do CTMAM, manter a parceria com o município é importante para ambas as partes. “Sabemos da importância de estarmos juntos com Paraíso afim de sermos uma referência para outras cidades, pois o turismo é um mecanismo capaz de contribuir muito com o progresso em vários setores da cadeia produtiva, fomentando progresso”, ressaltou Anício.
Caracterizados como instâncias de direção e coordenação regional, os circuitos turísticos têm a missão de organizar e desenvolver a atividade turística de forma sustentável por meio da integração contínua dos seus filiados, consolidando antes de tudo uma identidade local, que será a base da atração de visitantes. Em Minas, existem cerca de 60 circuitos instalados, que congregam cerca de 700 municípios. O CTMAM conta atualmente com 12 filiados: Açucena, Antônio Dias, Belo Oriente, Bugre, Coronel Fabriciano, Dionísio, Divinolândia de Minas, Ipatinga, Marliéria, Santana do Paraíso, São Domingos do Prata e Timóteo.