A Secretaria de Saúde de Ipatinga abriu quatro salas de hidratação oral para pessoas com suspeita de terem contraído a dengue. As unidades de referência para o procedimento estão nos postos dos bairros Cidade Nobre, Bom Jardim, Caravelas e Vila Militar. A hidratação oral é importante para qualquer pessoa: não apenas para quem já recebeu o diagnóstico da dengue, mas para os que estão com suspeita de contaminação pelo mosquito transmissor.
O secretário de Saúde, Cleber de Faria, explicou que a sala é uma unidade que oferece tratamento e cuidados para pacientes com outras doenças que causam desidratação. O tratamento consiste na administração de líquidos por via oral, para ajudar a reidratar o paciente e manter o equilíbrio hidroeletrolítico do organismo. Caso a equipe de saúde julgue necessário, o paciente poderá ser encaminhado para uma unidade hospitalar.
“Essa é mais uma iniciativa importante para o combate à dengue, pois a doença pode causar sintomas graves de desidratação, especialmente em estágios mais avançados. Ao oferecer uma alternativa rápida e eficaz de hidratação, a sala de hidratação oral pode ajudar a reduzir o número de internações e complicações decorrentes da doença”, explicou o secretário.