Com grande participação de lideranças do setor, a Prefeitura de Ipatinga, promoveu esta semana a 17ª edição da Conferência Municipal de Saúde. Sintonizada com o tema da Conferência Nacional, que acontecerá em julho, enfocando o slogan “Amanhã vai ser outro dia: garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”, o encontro municipal foi regido pela orientação “SUS Ipatinga: Fortalecimento, Integralidade e Resultado”.
Durante o evento houve a votação do regimento interno e mecanismos do processo eleitoral do Conselho Municipal, além da definição das diretrizes para a etapa da Conferência Estadual.
Durante a abertura, o prefeito Gustavo Nunes ressaltou a importância do envolvimento da comunidade nos debates para aperfeiçoamento do sistema público de atendimento. “A participação da população de Ipatinga na Conferência foi de grande valia e nos ajudará a decidir o direcionamento a seguir na saúde pública da nossa cidade em termos de prioridades. Em pouco mais de dois anos, foram vários os avanços conquistados na saúde de Ipatinga, e com as diretrizes elaboradas fortaleceremos ainda mais o atendimento do SUS na nossa área de prestação de serviços”, destacou.
Eleição dos representantes
A eleição dos representantes municipais para participar da Conferência Estadual se dará após o pleito do Conselho de Saúde gestão 2023-2025, previsto para o dia 22 de março.
“A data escolhida se deve ao fato de o representante municipal na 10ª Conferência Estadual de Saúde assumir o compromisso de trazer a devolutiva do relatório Estadual ao Conselho Municipal, e, para isso, o delegado tem que estar vinculado ao Conselho Municipal”, frisou o secretário de Saúde de Ipatinga, Cléber de Faria.