O atendimento de crianças – conhecido como pediátrico – no Hospital Municipal Eliane Martins, em Ipatinga, registrou uma elevação de 70% nos últimos dias. segundo dados divulgados na última semana pela Prefeitura Municipal. Com isso, além da sobrecarga, houve um amento no tempo de espera.
Um comparativo apresentado pela Secretaria de Saúde, referente aos meses de fevereiro deste ano e de 2022 demonstrou uma elevação de quase 55%. Foram nada menos que 2,9 mil crianças assistidas na ala pediátrica, contra 1,6 mil em 2022.
Para garantir eficácia na assistência médica de urgência e maior agilidade nos atendimentos, a Secretaria de Saúde reforçou as equipes de profissionais que atendem na pediatria e ampliou a área de espera, observação e soroterapia. Além disso, incrementou a equipe de enfermagem para oferecer um atendimento mais humanizado às crianças.
De acordo com o diretor do Departamento de Administração Hospitalar e Urgências, Rui Pereira, muitos dos casos poderiam ser assistidos nos postos de saúde. “Casos clínicos de início de infecção de via aérea, dor de ouvido, crianças com febre num período de menos de 24h, além de casos de possíveis contaminações com arbovirose, que não são procedimentos de urgência, chegaram ao hospital, mas ampliamos nossa equipe e estamos fazendo monitoramento diário. Se necessário, vamos ampliar ainda mais o número de profissionais”, adiantou.
Segundo Cléber, são considerados casos de urgência: prostração, febre alta frequente, reação alérgica (vermelhidão do corpo), crise convulsiva e dificuldade para respirar. Os casos leves – tosse, coriza, dor de garganta e mal-estar leve – devem ser encaminhados aos postos de saúde e receber atendimento inicial.
Tempo de espera
O secretário aproveitou para pedir desculpas aos pacientes e seus familiares pela demora que foi registrada par ao atendimento. “Pedimos a compreensão da população com esse aumento inesperado. Mesmo com as readequações, o período de espera ainda é grande”, explicou.