As operações do sistema Minas-Rio serão retomadas após o término desses reparos e da execução dos devidos testes. Também será necessário a obtenção da aprovação das autoridades competentes para a volta das operações do mineroduto. Sendo assim, a expectativa atual é de que as operações sejam gradativamente retomadas no último trimestre de 2018. A paralisação acarretará um impacto no EBITDA da Anglo American em um valor entre US$ 300 milhões e US$ 400 milhões para o ano de 2018.
Mark Cutifani, o CEO da Anglo, diz: “Nossas prioridades são garantir a integridade do mineroduto e a proteção do meio ambiente, bem como a máxima transparência perante nossos funcionários, clientes e outros parceiros comerciais. Nossas próprias equipes técnicas estão trabalhando lado a lado com duas equipes especializadas – do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – para identificar as causas de quaisquer anomalias em trechos específicos do mineroduto. Essa inspeção será seguida por um período de análise e reparos, antes da realização de testes e o reinício das operações, mediante o recebimento da aprovação das autoridades competentes”.
A Anglo American descarta demissões neste período. “Estamos atualmente conversando com o sindicato para chegar a um consenso sobre os termos a serem aplicados para os aproximadamente 35% dos funcionários do Sistema Minas-Rio que entrarão em regime de paralisação temporária estendida. A proposta é fornecer, inclusive, qualificação profissional durante o período de afastamento, além de um pacote de remuneração mensal e benefícios. A maioria dos funcionários do Minas-Rio continua atuando em nossas operações no Brasil, inclusive nas obras necessárias para obtermos a licença de operação para a Fase 3 desse projeto no primeiro semestre de 2019 para que possamos atingir a nossa meta final de produção de 26,5 milhões de toneladas por ano.”
Sobre a Anglo American
A Anglo American é uma empresa global de mineração diversificada. Nossos produtos são componentes indispensáveis em quase todos os aspectos da vida moderna. Nosso portfólio de unidades de mineração competitiva de classe mundial, e de recursos ainda a ser desenvolvidos, fornece os metais e minerais para atender as crescentes demandas de consumo por parte das economias mundiais desenvolvidas e em desenvolvimento. Consideramos nosso pessoal como a alma do negócio, e aplicamos práticas inovadoras e tecnologias de ponta para identificar novos recursos, e extrair, processar, transportar e comercializar nossos produtos aos nossos clientes ao redor do mundo.