Mais de 2 mil atendimentos foram realizados na UPA de Ipatinga durante o período do carnaval, que terminou nesta quarta-feira, 22. Segundo a Prefeitura, a festa de momo, que não acontecia desde 2020, em virtude da pandemia, provou um aumento de 67% em comparação com semana anterior, quando foram atendidos 1,3 mil pessoas.
Segundo o diretor da UPA, Marcelo Antônio, alguns fatores como os excessos geralmente praticados durante a festa estão entre os principais motivos para o aumento no número de casos. Ele destacou os casos de abuso de álcool; longos períodos sem dormir ou descansar; má alimentação; baixa ingestão de água (levando a quadro de desidratação) e períodos prolongados no sol (causando insolação).
De acordo com Marcelo, apesar de tudo, é preciso destacar que as equipes estavam preparadas para fazer frente ao maior fluxo de pessoas que geralmente buscam socorro na rede pública em períodos festivos. “Contamos ainda com reforço nas escalas médicas e de enfermagem”, salientou.
O secretário de Saúde do município, Cléber de Faria, frisou que sua pasta estará trabalhando incansavelmente por uma saúde de qualidade e acessível para todos”, assegurou.