Depois de duas semanas de suspense e mistério, com direito a algumas reviravoltas, o Ipatinga Futebol Clube foi finalmente liberado para disputar a primeira divisão do Campeonato Mineiro de 2023.
A decisão foi tomada ontem pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça), que por 6 votos a três absolveu o clube e, ao contrário do TJD-MG (Tribunal de Justiça Esportiva de Minas Gerais), também o presidente do clube, Nicanor Pires, que na corte estadual chegou a ser punido com um ano e meio de suspensão.
A corte federal julgou improcedente o recurso do Betim Futebol Clube, que pedia a perda de pontos do Ipatinga para herdar uma das vagas na elite do estadual. O time da Região Metropolitana de Belo Horizonte acusava a equipe do Vale do Aço de falsificação de assinaturas de jogadores para a disputa do Módulo II de 2022. Agora, os jogos do Ipatinga, que estavam suspensos, serão retomados.
Com isso, o Tigre poderá entrar em campo no próximo sábado, às 19h, para enfrentar o Atlético, cumprindo a tabela que havia sido divulgada pela Federação Mineira de Futebol, ficando pendente o confronto da primeira rodada, contra o Villa Nova, em Nova Lima e Patrocinense, pela segunda jornada da competição, também em casa.