Mineiro 2023 começa neste final de semana, mas sem o Ipatinga

Depois de muito polêmica esta semana, o Campeonato Mineiro da primeira divisão começa neste final de semana, com uma novidade “esquisita”, para não dizer “estranha”, mas algo bem típico das terras tupiniquins.

Em decisão nesta quarta-feira, o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) autorizou o início da disputa mas sem os jogos do Ipatinga, que na estreia enfrentaria o Villa Nova, em Nova Lima.

E, algo bem ao gosto dos tribunais esportivos brasileiros, que gostam de ser mais protagonistas que os clubes, o STJD, pasme, ,ainda não marcou a data do julgamento do mérito da ação. Até, todos os jogos do Ipatinga ficam adiados.

A confusão envolvendo a primeira divisão do Mineiro começou quando o Betim, que ficou em terceiro lugar na segunda divisão em 2022, um ponto atrás do Ipatinga, denunciou o Tigre do Vale do Aço por falsificação de assinatura nas carteiras de trabalho dos jogadores atuaram pelo clube naquela disputa. Diante da inércia do TJD de Minas em julgar a ação, o clube da capital entrou com ação do STJD, que chegou a suspender por completo o campeonato.

Na segunda-feira, 16, o TJD ( Tribunal de Justiça Desportivas de Minas Gerais), julgou o caso, absolvendo o Ipatinga mas, estranhamente, punindo o clube em R$ 20 mil, além de considerar o presidente do clube, Nicanor Pires, sendo considerado culpado e multado em R$ 10 mil e suspensão de 1 ano e meio de suas atividades. Na decisão, o tribunal cita que a assinatura do presidente aparece em todas as irregularidades denunciadas, fazendo dele principal responsável pelas irregularidades .

E, se o que está estranho pode ainda ficar mais esquisito, o Ipatinga, mesmo tendo sido absolvido, foi suspendo do campeonato pelo STJD até o julgamento do mérito da ação.

Em nota oficial, divulgada em seu perfil no Instragram, o clube se posicionou sobre o assunto. Confira a íntegra:

“O Ipatinga FC vem a público, por sua Diretoria, esclarecer que respeitosamente discorda da suspensão de suas partidas válidas pelo Campeonato Mineiro Módulo I de 2023, até porque o TJD/FMF confirmou em duas instâncias a condição regular de jogo de todos os seus atletas que participaram da vitoriosa campanha do Módulo 2 de 2022. O clube confirma que está adotando por meio de seus advogados todas as medidas para defesa de seus interesses e para que os resultados alcançados dentro de campo prevaleçam, e se reserva ainda ao direito de não se pronunciar novamente até a que questão seja julgada de forma definitiva pelo STJD do Futebol.”

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM