Se o Brasil tinha em 25 de dezembro 208 milhões de habitantes e Minas Gerais quase 21 milhões, o Vale do Aço, em especial a área da Região Metropolitana, contava, até esta data, com 422,6 mil habitantes.
Os dados são do IBGE, que divulgou a prévia do Censo 2022. Segundo o órgão, até o momento, 87% do serviço já foi concluído no Estado e a previsão é que ele seja encerrado até o final deste mês.
Segundo o Censo, Ipatinga ainda é, de longe, a maior cidade da região, com 221,1 mil habitantes, seguida de Coronel Fabriciano, com 96,6 mil; Timóteo, com 77,8 mil e Santana do Paraiso, com 37,1 mil moradores.
Os dados até agora apurados pelo Censo, mostram que a população na região é, menor que as projeções do IBGE, que chegou a projetar uma população de 265 mil habitantes para Ipatinga, 110 mil para Fabriciano e 90 mil Timóteo. Já Paraíso, que teria 35 mil habitantes, apresentou até o momento uma dado acima da estimativa oficial.
A divulgação da prévia teve como objetivo cumprir a lei que determina ao Instituto fornecer, anualmente, o cálculo da população de cada um dos 5.570 municípios do país para o Tribunal de Contas da União (TCU).
Quem não respondeu ao Censo?
Os moradores de domicílios onde ainda ninguém respondeu ao Censo 2022 devem ligar para o telefone 137, que atende a todos os estados do país.
O serviço será disponibilizado de forma gradativa nos municípios de acordo com o andamento da coleta em cada local. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone fixo ou celular todo os dias da semana, das 8h às 21h30.