Depois de Dionísio, Santana do Paraíso, Antônio Dias, Virgolândia e Itanhomi, agora foi a vez de Mendes Pimentel receber uma base do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), administrada pelo Consurge (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas). A solenidade foi realizada no último dia 29 e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o presidente eleito do Consórcio e prefeito de Governador Valadares, André Merlo.
A base em Mendes Pimentel vai prestar atendimento também aos municípios de Central de Minas, São Félix de Minas, Itabirinha, Divino das Laranjeiras e São João do Manteninha, totalizando, aproximadamente 40 mil pessoas. Todas as bases contam com equipes capacitadas (médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores socorristas), ambulâncias equipadas e toda estrutura necessária para prestar os primeiros socorros aos pacientes, com segurança, qualidade e conforto.
Em 2023, a expectativa é de que o Samu amplie de 17 para 26 bases. Com isso, os 86 municípios da região Leste de Minas passarão a contar com a cobertura do serviço; com mais de 1,5 milhão de pessoas atendidas.