Fundado em 2002, o Instituto Cenibra comemorou este mês duas décadas de atividade em Minas Gerais. Neste período, a entidade, braço social da fábrica de celulose sediada em Belo Oriente, vem se dedicando a ações em áreas como educação, geração de trabalho e renda, preservação da biodiversidade, cultura, esporte e cidadania, apoiando direta e indiretamente mais de 50 projetos e cerca, que junto já alcançaram cerca de 350 mil pessoas, num total de R$ 47 milhões investidos nos 78 municípios na área de atuação da Cenibra.
O projeto Indaiá é um dos exemplos dessa atuação. Desde 2005, a palha dessa palmeira é extraída de áreas de alto valor de conservação da Cenibra, transformada em arte por meio do trançar e comercializada na internet. Com a iniciativa e apoio do Instituto ao projeto, o tecer da palha do indaiá se tornou um bem imaterial de alto valor cultural para o município de Antônio Dias.
Segundo o assessor de Sustentabilidade da Cenibra, Sandro Morais, a atuação da entidade contribui para o diálogo, ampliando as possibilidades de parceria e articulação institucional fortalecendo e valorizando a vocação econômica e identidade cultural das comunidades onde atua, diz Sandro.
As ações têm como premissa proporcionar a melhoria da qualidade de vida, por meio de uma gestão integrada que garanta trabalho, geração de renda, valorização cultural, inclusão social e formação de consciência crítica para cidadãos e cidadãs. Conheça e saiba como propor projetos ou participar das ações do Instituto Cenibra: www.institutocenibra.org.br.