Com o objetivo de promover acesso à saúde de qualidade para a população, a Prefeitura de Ipatinga inaugurou nesta sexta-feira, 18, um centro de referência especializado no atendimento a pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). A unidade, que fica na rua Vitória, 85, Jardim Panorama (antiga UBS), promete ser uma referência em Minas Gerais, com total atendimento pelo SUS
Batizado de Natea (Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista) é destinado ao atendimento de pessoas com TEA na faixa etária de um a 12 anos, sendo priorizadas as crianças até seis anos (embora os demais também possam ser acolhidos).
No local, que conta com 558 m² de área construída, serão investidos recursos de mais de R$ 1 milhão. Com 22 salas, na unidade os usuários receberão atendimento de uma equipe multiprofissional, integrada por psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, médico, nutricionista e terapeutas ocupacionais, entre outros.
O prefeito Gustavo Nunes destacou que a implantação do Núcleo contribui sobremaneira para maior precisão no diagnóstico precoce do autismo, seguindo-se o tratamento com acompanhamento adequado. “A criação deste centro de referência reforça nosso comprometimento com o bem-estar de todas as nossas crianças. O nosso propósito é possibilitar um atendimento responsável e acolhedor, dando sempre todo o suporte necessário para elas e suas famílias”, ressaltou o chefe do Executivo.