Simultaneidade dos três eventos transformou novembro em mês da Indústria no Vale do Aço.
A 5ª edição do evento Conecta, com o tema “Um olhar social”, teve a companhia de dois eventos que movimentaram estacionamento, auditório, salas, anfiteatro e laboratórios da Fiemg Regional Vale do Aço nesta semana. O “Mundo Senai” e a estreante “ExpoMetal” levaram diversos públicos e tiraram a “tranquilidade” da envolvente mata do entorno, conhecida como mata do Horto. O Conecta, sob o tema um olhar social teve representantes das 4 gigantes do Vale do Aço co-promotoras do evento, a Usiminas, Cenibra, Aperam e Arcelor Mittal Monlevade. Palestras com Scarlett Rodrigues, Coordenadora de projetos em Direitos Humanos do Instituto Ethos, Marisa Seoane Resende, Especialista em Gestão Responsável para Sustentabilidade e Alessandra Peixoto, Diretora do Instituto Localiza.
Mundo Senai
Já o “Mundo Senai” é um encontro nacional que ocorre todos os anos, desde 2009. possibilitou o encontro entre aprendizes e o mundo do trabalho. Parte da programação foi dirigida pelo Departamento Nacional e parte ficou sob a responsabilidade dos Departamentos Regionais que definiram suas ações, levando em conta as condições de saúde e segurança nas suas respectivas regiões. o evento foi dividido em três momentos com workshops online, visitação da comunidade e um Workshop 4.0 voltado exclusivamente para as indústrias. Nesse encontro foram abordados os temas: Preparando seu processo produtivo para Indústria 4.0 e Simulação Computacional de Processos Industriais (CFD e FEM).
ExpoMetal
A ExpoMetal – 1ª Feira Metalmecânica do Vale do Aço, uma iniciativa do Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Vale do Aço (SINDIMIVA) e do Arranjo Produtivo Local – APL Metalmecânico, com apoio da Federação das Indústrias de Minas Gerais, Fiemg e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas,Sebrae-MG teve dois dias de evento na sede da entidade, em Ipatinga. Na terça-feira (8) a solenidade de abertura teve seu ponto alto a participação do vice-presidente industrial da Usiminas, Américo Ferreira Neto, que apresentou “Perspectivas de Investimento da Usina de Ipatinga” e a palestra “Oportunidades de negócios entre o Canadá e o Vale do Aço”, com Franz Brandenberger – The Government of Canada Trade Office.
Já o que surpreendeu foi a participação de cem por cento das Âncoras convidadas para a Rodada de Negócios (Usiminas, Cenibra, Aperam, Arcelor Mittal Monlevade, Terninum, SMS Group, Ternium Brasil, VLI Logístca e Bemisa Mineração). Por outro lado, as ofertantes não ficaram por menos e as 40 indústrias que se inscreveram para expor produtos e serviços do setor possibilitaram mais de 120 encontros.
Por fim, a satisfação de expositores e visitantes dos estandes da feira. “O resultado foi além de nossas expectativas. A 1ªfeira do setor metalmecânico da região confirmou ser oportunidades de geração de negócios, benchmark e troca de experiências em um ambiente de negócios adequado para clientes e fornecedores”, pontuou João Alves, presidente do Sindimiva.
Expometal 2023
A segunda edição da feira projeta-se para antes de novembro, para que se evite possibilidades de ser impactadas pelas chuvas torrenciais, próprias desta época do ano. A expectativa é a disponibilização do dobro da capacidade de estandes (50 estandes) incorporando outras atividades como workshops, cursos e rodadas de negócios.