Com a previsão de chegar a 720 escolas de 403 municípios em todo o Estado, e cerca de 100 mil vagas, o Governo de Minas, confirmou esta semana sua intenção de expandir em 2023 a oferta do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) nas escolas da rede estadual. Entre as novidades está o aumento de 50% na oferta do EMTI Profissional. O investimento previsto é de cerca de R$ 137 milhões, valor que considera despesas de pessoal, custeio e investimentos para o devido funcionamento do Ensino Médio em Tempo Integral.
A expansão na rede estadual visa atender a meta seis do Plano Nacional de Educação (PNE), que idealiza que a rede estadual de ensino ofereça educação em tempo integral em pelo menos 50% das escolas públicas e de forma que atenda 25% dos alunos.
Vagas em 2023
Os estudantes interessados em ingressar no Ensino Médio em Tempo Integral no ano que vem já podem realizar o cadastro para garantir uma vaga. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do Sucem (Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para a Matrícula) até o próximo dia 30, no site cadastroecolar.educacao.mg.gov.br.
Para se inscrever, pais, responsáveis ou o aluno maior de idade devem acessar o site do Sucem e preencher os campos com o nome, data e local de nascimento, além do nome do pai, mãe ou responsável legal, entre outras informações. O candidato também deverá indicar qual é o tipo de ensino, nível e etapa que pretende cursar.
Para saber mais sobre o Ensino Médio em Tempo Integral acesse o site https://querointegral.org/mg.