A Prefeitura de Timóteo reforçou as ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti visando diminuir a incidência de focos da dengue na cidade. Em Outubro, a Secretaria de Saúde realizou o quarto LiRAa (Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypt) do ano, que detectaram um percentual de infestação de 4,3%. Em janeiro, na primeira amostra, foi registrado um resultado de 5,4%; em abril foi realizado o segundo levantamento e o índice foi de 5,1%, em junho o índice foi de 1,9%.
O trabalho de pesquisa em campo feito pelos ACEs percorreu todas as regionais da cidade. Os imóveis vistoriados no primeiro dia do LIRAa, conforme metodologia de levantamento em campo, estavam nos bairros Macuco, Alphaville, Recanto do Sossego, Recanto Verde, Distrito Industrial no Limoeiro, Santa Maria e no distrito de Cachoeira do Vale, englobando o bairro dos Vieiras, Ferroviários, Santa Rita e Petrópolis. Nos demais dias a ação se estendeu para o restante da cidade.
Considerando o aumento do percentual de infestação do último LIRAa, as ações de bloqueio e mutirão estão sendo realizadas, iniciando pelo bairro Bela Vista com parceria dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), da Atenção Básica, no Distrito Industrial, palestra educativa nas empresas, vistoria nos imóveis que tiveram focos positivos para o Aedes e vistoria e tratamento focal com os Agentes de Endemias. No bairro Recanto do Sossego, os ACEs retornaram aos imóveis positivos a fim de informar aos moradores sobre os respectivos resultados, culminando com o monitoramento nos locais nos quais foram encontrados criadouros.
As ações iniciaram nesses bairros devido ao alto índice de infestação. As ações de bloqueio são importantes para subsidiar o desenvolvimento das iniciativas de controle e prevenção contra as arboviroses (Dengue, Chikungunya e Zika). Conforme a gerente de Vigilância em Saúde, Ana Amélia Camilo Soares, o LIRAa torna possível identificar os principais focos e a proposição das ações pontuais.
Para que as ações consigam alcançar o objetivo, é preciso que os Agentes de Endemias tenham acesso às residências para realizar as visitas. Eles trabalham devidamente uniformizados e com crachás de identificação. Em caso de dúvida, o morador pode entrar em contato com o setor de Controle de Zoonoses pelo telefone 3847-7612.