Um brinde aos 60 anos da Usiminas e ao desenvolvimento da região com uma economia pujante que valoriza as pessoas e abre caminhos para repensar o Vale do Aço. Esse foi um dos assuntos mencionados no encontro, na noite desta terça-feira, 25, na residência do empreendedor Anderson Franco, que recebeu em um jantar o presidente da Usiminas Alberto Ono, o diretor corporativo de Sustentabilidade e Relações Institucionais, André Chaves de Andrade, o diretor de Desenvolvimento Organizacional e Gestão de Pessoas, César Bueno, e o empresário Luciano Araújo, ex-presidente da Fiemg, e coordenador do Eixo de infraestrutura da Agenda de Convergência do Vale do Aço.
Na direção da siderúrgica desde maio, Ono vem mostrando o seu cartão de visitas, que tem como foco fortalecer a empresa no mercado, tornando-a ainda mais competitiva, mas sem esquecer da valorização e boa relação com as pessoas. E é o que vem fazendo desde que está à frente da empresa. Conforme destacou, a Usiminas sempre teve preocupação com o desenvolvimento sustentável, ambiental e social. A partir deste ano, busca um foco ainda maior, com o encaminhamento das demandas direcionadas à equipe de Relações Institucionais que está antenada em projetos que possam transformar a região num melhor lugar de trabalhar e se viver.
Alberto Ono agradeceu o empresário Anderson Franco pelo jantar. “Foi um prazer conversar com o Anderson e entender também a sua preocupação com o desenvolvimento econômico e social no Vale do Aço e nos outros locais onde as suas empresas estão instaladas. Com as boas relações, criamos pontes para trabalharmos em conjunto com a sociedade”, acrescentando que a interação contribui para aprimorar e buscar resultados eficazes em busca da melhor qualidade de vida e o desenvolvimento da região.
Integração
Anfitrião da noite, Anderson Franco, vem se destacando nos últimos anos com um principais empresários da região, tendo, segundo ele mais de 200 negócios sobre a sua direção direta. Ele parabenizou a Usiminas pelos 60 anos – completados nesta quinta-feira, 26 -, atravé de sua diretoria, pela entrega, em toda a sua história, para Ipatinga e o Vale do Aço. “Não é possível imaginar o Vale do Aço sem a Usiminas”, destacou. Ele também elogiou a nova diretoria da empresa no trabalho de aproximação e da proposta de maior integração entre a empresa e a sociedade local. Além de somar esforços para fomentar o empreendedorismo e aberta a discutir problemas que afetam o vetor do desenvolvimento de Ipatinga no Vale do Aço.
“Os empresários têm papel importante de ouvir e apoiar, sugerir no ponto de vista positivo. Temos vários talentos, pessoas competentes que não precisem sair do Vale do Aço para atingir seus objetivos pessoais. Precisamos gerar oportunidade e fomentar o desenvolvimento econômico. Todos ganham”, disse Anderson, feliz por poder integrar, investir e contribuir com a economia do Vale do Aço na geração de emprego e renda e discutir projetos importantes para região. “Estou muito feliz com a visita do presidente (Alberto) Ono, e seus principais diretores, que deixaram claro seu pensamento de integração e, valorização das pessoas, desenvolvimento empresarial e humano”, destacou.
Projetos
Também convidado da noite, o ex-presidente regional da Fiemg, Luciano Araújo, responsável pelo eixo de Infraestrutura da Agenda de Convergência, ressaltou a importância de projetos que possam trazer mais recursos para serem aplicados na Região Metropolitana do Vale do Aço, mostrando todo o seu potencial no Estado. Além da cordialidade da recepção na casa de Anderson Franco, Luciano Araújo ressaltou a oportunidade criada no jantar de criar uma pauta de desenvolvimento regional e discutir grandes temas que são relevantes para a região. “Esse encontro foi super positivo com pautas importantes que devem ser debatidas em todos os níveis”, disse. Na sua concepção, faltam projetos, o que mostra a necessidade de investir na formação de pessoas e entidades para desenvolvê-los e gerenciá-los. Os empresários têm papel importante neste contexto. Importante investir onde estão inseridos e olhar para a região num todo buscando o desenvolvimento regional sustentável”, comentou.