BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

Quebrando um ciclo vicioso – Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ipatinga e vice-prefeito de Gustavo Nunes, Alexsandro Espirito Santo Oliveira, tenta ressignificar a pasta com realizações e parcerias estratégicas.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico exerce um papel fundamental para a retomada do crescimento econômico dos municípios e estado, e trabalha para atrair investimentos, fomentar o empreendedorismo, a inovação tecnológica, além de oferecer qualificação profissional de acordo com as demandas atuais e futuras do mercado de trabalho. Em Ipatinga, essas premissas têm sido levadas à risca pelo atual vice-prefeito e ocupante da pasta, Alex Espírito Santo, desde o início do mandato de Gustavo Nunes, em 2020.

Negócios Já! esteve essa semana conversando com o titular da pasta para fazer um balanço das atividades. Alguns temas foram destacados.

Distrito Industrial II

Distrito Industrial de Ipatinga, vista aérea. Créditos: PMI

“Muitos projetos têm sido desenvolvidos aqui dentro. A gente começa a entregar para a população, em breve, o resultado desses projetos. Importante enfatizar que o trabalho para startar o Distrito Industrial II está muito avançado. Estamos buscando recursos para o acesso que, por sua vez, já possui um projeto aprovado pelo governo do estado, o que já foi resultado de uma parceria do município.”

Mercado Municipal e Educação Empreendedora

“Recebemos recursos para o Mercado Municipal que será um local de lazer, negócios e Turismo para a população de Ipatinga e todo vale do Aço”. Implementamos na rede municipal pública de educação a disciplina Educação Empreendedora como matéria curricular na grade. É uma semente importante a qual os jovens terão a oportunidade de conhecer mais sobre empreendedorismo”.

Parcerias internacionais

“Buscamos parcerias com outros países como os Estados Unidos, Emirados Árabes e Israel principalmente na área de desenvolvimento tecnológico e na área de Tecnologia da Informação que possibilitará implementar dentro do município uma política voltada para tecnologia”.

Mobilidade Urbana e Turismo Rural

“Estamos trabalhando, também, na questão da mobilidade urbana do município onde é necessário realizar melhorias nas vias principais da cidade, assim como no estamos incentivando o turismo rural para que as pessoas conheçam a zona rural de Ipatinga. É importante que as pessoas possam ver o que tem de melhor: restaurante, ateliê, fazenda modelo, hotel fazenda, enfim tudo que for possível para que a secretaria possa implementar, incentivar e impulsionar  nosso turismo de lazer”.

Parque Ipanema

O principal ponto turístico de Ipatinga

“Vamos instalar no Parque Ipanema uma central de informação turística de nossa cidade e consequentemente vamos informar o que tem em nossa região (é uma maneira de trazer turistas para a nossa cidade)”.

Parque Estadual do Rio Doce

“Por último, em relação ao turismo, estamos fechando parceria com o Parque Estadual do Rio Doce onde está sendo feito um trabalho, já algum tempo, de catalogar pássaros. Sabemos que em alguns países do mundo esse é um tipo de turismo que traz muitos recursos para a cidade e para a região que consequentemente, mais à frente, haverá um passeio de barco a um local há 12 quilômetros da estação Pedra mole que já é um ponto turístico que nós temos, que liga Ipatinga a estação perdida dentro do PERD”.

Centro de Memória Usiminas, shopping do Vale do Aço e Parque Ipanema

“Recentemente, a Usiminas, entregou a comunidade de Ipatinga o Centro de Memória Usiminas que é um lugar fantástico com obras de artes contando a história da Usiminas e contando a história de Ipatinga também Então, nós estamos muito engajados nisso e queremos valorizar, ainda mais, o que temos aqui dentro da nossa cidade. Temos o Shopping do Vale do Aço que é um excelente ponto turístico que atrai pessoas de diversas cidades do entorno de nossa região. O Parque Ipanema já é um local consagrado, um local de sucesso onde as famílias podem ter seu momento de lazer aos fins de semana. Um espaço ao ar livre com festas, alegria, comunhão. É isso que queremos para a nossa cidade”.

Box – De office-boy a Vice-prefeito

Conhecido como “Alex Imóveis”, alcunha que carregou ao longo de décadas como corretor de imóveis em Ipatinga (O empresário começou a vida como office-boy em uma imobiliária, em Ipatinga. Alguns anos depois montou a própria empresa no ramo de imóveis, a partir da experiência adquirida, dedicação e planejamento). o atual vice-prefeito tem sido um grande parceiro estratégico para o mandatário municipal, uma vez que as iniciativas do empresariado local assim como de investidores que veem Ipatinga como mercado consumidor potencial tem seu ponto de partida na repartição que Alex está a frente. A máxima do “vice-decorativo”, expressão criada pelo ex-presidente Michel Temer, não cabe para esse fabricianense de nascimento. Sem querer os holofotes, tem suportado ao prefeito a capitalização dos dividendos recentes como a atração do grupo atacadista Assai, a captação de recursos do banco mundial para investimento na mobilidade urbana do município assim como a formação das parcerias internacionais, inclusive com a visita recente do consul e vice-consul dos Estados Unidos.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM