As campanhas nacionais de vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação foram prorrogadas até o dia 21. O novo prazo, tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e alcançar a meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) que é de 95% do público elegível na campanha contra a pólio.
Segundo o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, a estratégia será fundamental para que o Estado e as prefeituras consigam traçar medidas efetivas para melhorar os índices de vacinação nos territórios. Até o momento, o estado alcançou uma cobertura de 74,23% contra a poliomielite e, na Multivacinação, 795 mil doses aplicadas em crianças e adolescentes.
Contra a pólio, devem ser imunizadas as crianças na faixa etária de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias. As crianças com o esquema básico de vacinação completo com três doses da Vacina Injetável Poliomielite (VIP), devem ser imunizadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP). De acordo com dados do Painel do Ministério da Saúde, em Minas Gerais, mais de 1 milhão de crianças devem receber a vacina contra a pólio. Até esta terça-feira, 4, foram aplicadas 775,9 mil doses.
Já a Campanha Nacional de Multivacinação é destinada a crianças e adolescentes com até 14 anos, que ainda não estão vacinados ou que estejam com esquemas vacinais incompletos.